Arte com café, afeto e cheirinho de casa de vó

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 28/11/2014 às 9:09
DN26111414013 FOTO:

O artista plástico Romero de Andrade Lima e a curadora Magda Suassuna - Fotos: dayvison Nunes/JC Imagem O artista plástico Romero de Andrade Lima e a curadora Magda Suassuna - Fotos: dayvison Nunes/JC Imagem

Um mês depois de inaugurar seu ateliê e galeria na Praça de Casa Forte, o artista plástico Romero de Andrade Lima expande seus horizontes e busca dar ao espaço ares de aconchego. Uma tentativa, muito feliz, diga-se de passagem, de tirar aquele “ranço” de galeria de arte dura, que intimida a entrada dos visitantes.

DN26111414004 Móveis antigos e obras de arte espalhados pro toda a casa

DN26111414001

A casa é linda, lugar incrível com 650 mestros quadrados que Magda Suassuna - a curadora e sobrinha de Ariano Suassuna - quer transformar em um espaço de convivência e visitação. Os símbolos da família, por sinal, estão por toda a casa, a começar pela fachada com detalhes em azul e amarelo, assim como são as casas de Taperoá, na Paraíba, cidade de origem dos Suassuna. Por dentro, móveis antigos dão a galeria aquele ar de casa de avó, ornamentada pelas belíssimas telas de Romero e de outros artistas que fazem parte do cast da galeria. Entre eles: Rinaldo, Cavani Rosas e Tereza Costa Rêgo.

DN26111414007

DN26111414013

Além da exposição e venda obras de arte, Romero e Magda pensaram a Galeria Suassuna como um espaço de convivência, que agregue desde artistas a quem caminha pela praça. Para isso, elaboraram linha de produtos para a venda como canecas, agenda e camisas com as pinturas e desenhos dos artistas impressos. Sem falar na ideia genial de vender reproduções. Uma réplica de tela de Romero de Andrade Lima, pode sair por mil reais. Uma oportunidade para quem não pode pagar caro num quadro autêntico, mas que aprecia a beleza da arte, ter algo de nomes tão singulares em nosso estado nas paredes de casa.

DN26111414093 Produtos à venda na Galeria: echarpes, canecas, azulejos, camisas

Outra iniciativa foi convidar a sobrinha da dupla, a chef Rafaela Suassuna, para comandar o menu do Café Suassuna, que Magda montou do dia para a noite. "Tive a ideia e fiz um cardápio bem simples, com comidinhas regionais que todo mundo gosta, botei para funcionar e chamei Rafa para organizar o negócio", explica.

DN26111414082

DN26111414029

DN26111414031

A chef atendeu ao chamado prontamente e desenvolveu um menu repleto de ingredientes bem regionais como rapadura, queijo de cabra e cachaça. O escondidinho de batata baroa com charque é de comer rezando. "Montamos um cardápio simples, porque a gente quer receber as pessoas como se recebe em casa de avó. Pratos simples, mas muito saborosos para reproduzir esse aconchego", explica. A casa já começa a ter um público fiel de quem por ali passa. "Um dos pratos mais procurados não fui eu quem criei, mas faz tanto sucesso que não poderia deixar de fora do cardápio. São as sopas de verdura, galinha e carne que as próprias cozinheiras fizeram como fazem nas suas casas e que todo mundo adora justamente pro ter esse temperinho caseiro", diz.

DN26111414166 A chef Rafaela Suassuna

Outra delícia, simples e de muito bom gosto, é o queijo de cabra produzido em Taperoá - sem lactose - com geleias de pimentão e de pimenta. O laticínio, inclusive, já está sendo vendido por lá, na versão pura e também aromatizada com ervas.  A casa também conta com uma carta de cafés. No início de 2015 o menu vai ser ampliado com café da manhã, começando às 6h, composto por bandejinhas prontas, almoço executivo e petiscos para a noite com cervejas artesanais.

DN26111414019

Queijo de cabra da Fazenda Carnaúba, em Taperoá/PB Queijo de cabra da Fazenda Carnaúba, em Taperoá/PB

Mousse de rapadura Mousse de rapadura

Escondidinho de batata baroa com charque Escondidinho de batata baroa com charque

Queijo de cabra com geleia de pimenta Queijo de cabra com geleia de pimenta

Sanduíches com creme de ricota e frango, atum, charque ou queijo do reino Sanduíches com creme de ricota e frango, atum, charque ou queijo do reino

Mousse de chocolate com cachaça Mousse de chocolate com cachaça

Café cremoso com biscoitinhos Café cremoso com biscoitinhos

Café expresso Café expresso

A ideia de movimentar a casa é constante. Magda e Romero ainda pensam em adotar a ideia do artista Cavani Rosas de transformar o quintal da casa num parque de esculturas.

O Café Suassuna fica na Praça de Casa Forte, 454 e funciona de terça a domingo, das 15h às 22h.

Últimas notícias