Vida fitness sobre quatro patas

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 21/10/2014 às 8:20
gatinho FOTO:

A consciência saudável já invadiu a vida de muita gente. Cada vez mais as pessoas se preocupam com a prática de exercícios físicos e procuram introduzir uma dieta sadia no seu cotidiano. No entanto, quando o assunto é a saúde dos bichinhos de estimação, a onda saudável ainda precisa conquistar muitas pessoas. Pensando nisso, o Social Fitness dessa semana é voltado aos nossos amiguinhos de quatro patas.

Fotos: Reprodução/Internet Fotos: Reprodução/Internet

Para muita gente, um animal gordinho é sinônimo de saúde e cuidado. Entretanto, a obesidade animal é um problema que acomete de 25% a 40% dos cães e gatos domesticados, de acordo com uma pesquisa da Associação Americana de Prevenção à Obesidade dos Pets. O perigo da obesidade, assim como nos humanos, é que ela é um fator de risco ligado a outras doenças, como diabetes, hipertensão arterial, doenças de pele, artrite, problemas cardiovasculares, problemas renais e respiratórios, câncer, lipidose hepática (excesso de gorduras no fígado do gato) e redução da expectativa de vida.

gatinho-brincando

Uma das principais causas da obesidade animal é a superalimentação, lado a lado com a falta de atividade física. A solidão e a carência podem levar o animal a consumir alimentos em excesso, como forma de aliviar a tensão. Uma alimentação desregrada e com restos de alimentos caseiros também contribui para a doença.

1366_The-Dog-at-Sunset

Cuidados

O tratamento da doença inclui modificações na dieta, exercícios e mudança de comportamento por parte do tutor do animal. Todos os membros da família precisam estar conscientes de que a obesidade do pet é um problema que precisa ser corrigido. Outros cuidados importantes são: seguir rigorosamente as indicações do fabricante quanto à quantidade de ração a ser fornecida; fracionar a ração ao longo do dia, para que o animal tenha sempre a sensação de estar saciado; dispensar as guloseimas, como biscoitos, pedacinhos de queijo, bifinhos, etc; e, por fim, estimular o bichinho a praticar exercícios físicos. E nem pense que deixá-lo sozinho no quintal resolverá o problema: a menos que ele tenha um amigo, poderá passar horas dormindo ou parado. O ideal é passear com ele duas vezes por dia e motivá-lo com brincadeiras diariamente. Para acompanhar os resultados das ações, o animal deverá ser pesado e reavaliado mensalmente. Após atingir o peso ideal estipulado pelo veterinário, o animal deverá passar para um programa de manutenção do peso.

bolinhas-385153

Dicas de exercícios para cachorros:

Passeios regulares, natação e arremesso de bolinhas são atividades que ajudarão seu cão a não viver uma vida sedentária. Caminhadas a passos constantes o ajudam a perder peso, e ainda aliviam o stress daqueles que vivem em casas pequenas ou apartamentos.

gatinho

Dicas de exercícios para gatos:

Gatos mais velhos, especialmente quando são castrados, podem ficar preguiçosos, mas você deve estimulá-los a brincar e se exercitar. Com os felinos, pode-se soltar a criatividade: eles adoram bolinhas, objetos que se movem pela casa, como ratinhos de corda, e até mesmo a luz de uma lanterna ou o reflexo de um espelho. O importante é que ele se sinta um caçador em busca de sua presa.

Últimas notícias