Márcio Atalla e a briga pelo fim do sedentarismo

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 20/10/2014 às 22:54
Márcio Atalla desmistificou a dieta. Foto: Divulgaçao
Márcio Atalla desmistificou a dieta. Foto: Divulgaçao

Márcio Atalla tirou dúvidas e quer todo mundo se exercitando. Fotos: Dayvison Nunes/JC Imagem Márcio Atalla tirou dúvidas e quer todo mundo se exercitando. Fotos: Dayvison Nunes/JC Imagem

O personal trainner Márcio Atala, famoso pela Medida Certa, do Fantástico, foi a primeira atração da Semana RioMar de Bem com a Vida, nesta segunda. Carol Buffara - que também ia se apresentar no dia, passou mal e não pode vir ao Recife.

Por volta das 19h, o educador físico iniciou os trabalhos, trazendo uma palestra sobre a importância dos exercícios. Para ele, o mal desse século é o sedentarismo. Para Atalla, o meio ambiente interfere no estilo de vida. No século 19, o movimento era uma necessidade; agora, faz-se tudo pela comodidade. "O ser humano está programado geneticamente para o movimento. É natural".

Camila Vecchione e Graça Albuquerque conferiram a palestra Camila Vecchione e Graça Albuquerque conferiram a palestra

Márcio Atalla também explicou que o estilo de vida atual levou a doenças. "O sedentarismo mata mais do que cigarro. 2/3 dos brasileiros estão com pressão alta. O desafio do século 21 é viver com qualidade, se movimentando. Em 2010, 53% das mulheres e 56% dos homens não fazem nenhum tipo de atividade física". Para isso, ele sugeriu hábitos simples como subir escadas. "Cerca de 180 degraus ao longo do dia equivalem a trinta minutos de caminhadas".

Sobre nutrição, Atalla - que tem pós no assunto pela USP - trouxe algumas ideias como

1 - glúten não é o vilão

2 - 50% das refeições do dia tem que ser composta por carboidrato.

3 - diminuir sal, açúcar e gordura satura

4 - comer mais fibra

5 - beber mais água

6- menos industrializada e melhor

7 - Sono ajuda a emagrecer

Últimas notícias