Como cuidar das roupas pretas?

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 30/09/2014 às 11:11
Kanye West e Kim Kardashian tem apostado muito no look preto em eventos. Foto: reprodução
Kanye West e Kim Kardashian tem apostado muito no look preto em eventos. Foto: reprodução

Para a maioria das pessoas, a troca de estação também reflete uma mudança sensível no armário: é quando algumas peças saem de cena e outras retornam aos cabides. Por isso, conhecer algumas dicas e saber a melhor maneira de cuidar de cada peça do seu guarda-roupa são ferramentas que podem ajudar a conservar as roupas, mantendo-as limpas e com cara de novinhas por mais tempo.

Verdadeiros clássicos do guarda-roupa feminino, as peças pretas são as que mais requerem atenção especial na hora de serem lavadas e conservadas. Para mantê-las sempre com aspecto bem cuidado, a estilista Keila Benicio, à frente da Blu K, aposta em algumas dicas. "Não tem nada pior do que pegar uma peça preta depois de lavada e verificar a imensa quantidade de pelinhos brancos. Uma boa alternativa para evitar isso é não lavar as peças pretas com outras mais claras. Se o tecido pegar pelo, o ideal é usar um tira-pelo após passar", pontua.

Kanye West e Kim Kardashian tem apostado muito no look preto em eventos. Foto: reprodução Kanye West e Kim Kardashian tem apostado muito no look preto em eventos. Fotos: reprodução

A estilista revela, ainda, que não deixar a roupa muito tempo de molho também é importante. Além disso, o sol é pode ser danoso à roupa preta. O interessante é sempre secar à sombra, em lugar bastante ventilado. Se a peça for de malha, após lavá-la, estenda-a (deitada e não pendure) sobre uma toalha, em uma superfície plana. Isso, aliás, serve para qualquer peça de malha, independente da cor, pois evitará que o peso que adquirem enquanto molhadas, "deforme" a peça. Keila explica, ainda, que roupas escuras não devem ser lavadas com detergentes em pó, pois eles possuem branqueadores óticos que mancham e desbotam. O ideal é lavar com um detergente líquido neutro.

O pretinho básico sempre será uma peça coringa no guarda-roupa O pretinho básico sempre será uma peça coringa no guarda-roupa

Outro ponto muito importante é ter cuidado na hora de escolher o desodorante, pois um não apropriado, poderá colaborar para o surgimento manchas brancas. Ao usar, espere secar para só então colocar a peça. Outra dica é, assim que usar a roupa, não esperar muito tempo para colocá-la para lavar. Mas se mesmo com esses cuidados as manchas insistirem em dar as caras, nada de inventar ideias, o melhor mesmo é levá-la a uma lavanderia, pois lá a chance de retirá-las por completo e da forma correta será maior.

Últimas notícias