Barra de São Miguel, uma pérola vizinha

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 17/09/2014 às 19:00
Pontal com vista para lagoa.
Pontal com vista para lagoa.

Chegou o verão e você está cansada dos mesmos destinos: Porto de Galinhas, Muro Alto, Maracaípe, Carneiros e Pipa (RN). Saiba, contudo, que existem areias - ainda - loucas para serem exploradas. Na vizinha Alagoas, há opções mais conhecidas como Maragogi e Japarantiga, mas dê uns minutos de sua atenção especial a Barra de São Miguel, apenas 35 km, da capital Maceió.

barra1

A praia é uma mistura de Muro Alto com Maracaípe. Lembra muito. É bem  tranquila, mar calmo - graças a um cinturão de arrecifes - e a água é morna. Paraíso para quem gosta de praticar stand up paddle ou ficar desfrutando da água. Só no relax.. Há várias barracas de praia. A mais badalada é a Praero com uma infra bem montada. Nos finais de semana, há shows ao vivo para animar o negócio...

barra2

A Barra possui uma das maiores mariculturas do Brasil. A Vila Palateia é uma comunidade a cinco minutos do centro. Lá, são negociadas mais de 8 mil ostras. Existe, inclusive, um passeio em que os visitantes conhecem o espaço e até experimenta. Na volta, peça para parar na Praia do Gunga e vá "desfrutando" da paisagem até lá.

https://youtu.be/qbbvC5VAOWU

A praia, em si, é maravilhosa: composta pela Lagoa do Roteiro, mar calmo e morno, falésias multicoloridas e coqueiral, mas infelizmente barracas de alimentação e de artesanato "quebram" a vibe: paz, sombra e água fresca. Para sair da "muvuca", caminhe para o lado esquerdo ou alugue um bugue ou quadriciclo.  Além da paisagem perfeita, oferece piscinas naturais.

Para ficar, a dica é o Hotel Gungaporanga, em cima de uma falésia com vista para as praias Barra de São Miguel e Gunga e a Ilha do Coração - cuja dona é Tereza Collor. Segundo os proprietários Cláudia Cortez e Manoel Carnaúba, há quatro anos em meio, eles perceberam a vocação de um antigo canavial muito além da monocultura.

Gungaporanga1

O arquiteto pernambucano Paulinho Veloso foi quem transformou as ideias dos irmãos em realidade. Ele criou numa área de sete mil metros quadrados, 12 bangalôs, divididos em luxo, super luxo e master, cujo principal detalhe é a vista e a privacidade. O diferencial do master é uma hidro redonda, cromoterapia, piscina privativa e adega.

Gungaporanga2

As áreas de lazer do Guga são compostas por sala de TV, biblioteca, DVDoteca, salão fitness, sala de ventos - para reuniões e convenções para até 50 pessoas e sauna.A piscina - com borda infinita - acabou virando o maior cartão postal do hotel vide a hashtag #gungaporanga.

Crianças de até 14 anos são proibidas o que ajudou o Gunga a se tornar o queridinho dos casais. A maioria é paulista, seguido dos sergipanos. "Os pernambucanos preferem Japaratinga por ser mais perto do Recife", explica Claudia.

Gungaporanga3

Todo o cardápio foi assinado por Ana Silva com base na culinária regional com toques internacional. Um dos mais pedidos é o Camarão Ana Silva, com risoto de limão siciliano ,o Tagliateli maresia, com camarões, alcaparras e tomate seco e o Petisco, um pratão com mix do mar. No café da manhã, não estranhe. Nada de bufê. "Quis criar um serviço para diferenciado", explica. São oferecidos pães e geleias caseiros, bolos diversos, frios e um prato quente a ser escolhido.

O hotel segue o conceito "elegante" nos mesmos moldes das pousadas do charme. "Não quis montar uma pousada porque sou exigente e o erro, quando se é uma pousada, é perdoado. Não quero relevar. O grau de exigência num hotel é alto. Aqui quero que tudo dê certo e que meu cliente desfrute do melhor", avisa a proprietária que também é bailarina clássica.

O réveillon 2014/15 já está todo fechado e, para o Carnaval, restam poucas vagas. Com esse sucesso, já há planos de expansão para novos sete bangalôs. "Pensamos para o final de 2015 e começo de 2016.

Últimas notícias