O carpaccio nosso de cada dia

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 16/09/2014 às 15:00
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Reza a lenda que seu nome é advindo de um pintor italiano, Vittore Carpaccio, de quem as cores da tela assemelhavam-se à sua apresentação. Verdade ou não, o fato é que o carpaccio, iguaria italiana, faz sucesso no mundo inteiro e nunca sai da moda do universo gastronômico. O prato, composto de finíssimas fatias cruas de carne de boi, peixe ou outros, é comumente temperado com alcaparras, queijo parmesão em lascas finas, suco de limão ou azeite de oliva e um toque de pimenta do reino moída. No Café Porteño, ele ganha um diferencial: o carpaccio de filé com torradas de ciabata vem com três molhos (mostarda com alcaparra, picante porteño, chimichurri).

Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Já no Chiwake a receita traz a regionalidade da macaxeira - que também é muito consumida no Peru - aliada com a sofisticação do alho-poró crocante, além do sabor diferencial do cogumelo shitake. Para os leitores do Social1, o chef Biba Fernandes ensina a preparar a iguaria:

Ingredientes:

180g de tornedor de filé migon

1200g de macaxeira cozida

50g de queijo coalho

30 folhas de coentro

50 ml de azeite

20g de manteiga

20ml de molho de ostra

30ml de caldo de carne

Ají amarillo a gosto

50g de shitake fatiado

30g de trigo sem fermento

10ml de óleo de canola

50g de alho-poró em tiras

Modo de preparo:

Selar o tornedor no óleo e fatiar em lâminas mais finas possíveis e reservar

Fazer um purê com a macaxeira.

Liquidificar o coentro com o azeite e acrescentar na macaxeira

Cortar o queijo coalho em cubos e também acrescentar no purê

Formar quatro bolinhos com o purê da macaxeira, empanar no trigo e fritar no óleo quente por cinco minutos. Reserve.

Molho:

Refogue o shitake n manteiga. Depois acrescente o molho de ostra, o caldo de carne e o ají amarillo até encorpar. Reserve. Empanar o alho-poró no trigo e fritar na manteiga até ficar crocante.

Montagem:

Num prato retangular, colocar os quatro bolinhos de macaxeira e jogar as lâminas o filé por cima. Acrescentar o molho de shitake e alho-poró corante por cima das lâminas.

Foto: Dante Barros/Divulgação Foto: Dante Barros/Divulgação

No Migué, na Zona Norte do Recife, o chef Daniel Bastos explica que usa uma peça inteira de filé mignon e tempera com mostardas Djon e L’Ancienne (em grãos). Após temperada, a carne é grelhada, depois selada – 1 minuto para cada lado – e então refrigerada. Após a refrigeração, ela é laminada e coberta com um pouco de manteiga derretida. Depois disso, Daniel adiciona cebolinho, sal, pimenta e maçarica. O petisco acompanha porção de torradas.

Foto: André Nery/Divulgação Foto: André Nery/Divulgação

Últimas notícias