Jorge Bispo e a habilidade para fotografar o nu

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 19/08/2014 às 20:34
Jorge Bispo. Foto: Reprodução/Facebook
Jorge Bispo. Foto: Reprodução/Facebook

O fotógrafo carioca Jorge Bispo é um dos retratistas mais importantes do Brasil. Autor do projeto "302", para o qual mais de cem mulheres posaram nuas diante de suas lentes, ele também fotografou capas para revistas como Trip, Vip, Sexy. Para comemorar o Dia Mundial da Fotografia, Bispo conversou com o Social1 e falou um pouco sobre o "302" e algumas de suas técnicas durante a produção fotográfica.

Jorge Bispo. Foto: Reprodução/Facebook Jorge Bispo. Foto: Reprodução/Facebook

Jorge, você costuma fotografar pessoas famosas. É difícil retratá-las de forma tão íntima?

Famosas ou não, um retrato íntimo é sempre algo complexo. É necessário que o retratado se sinta seguro e confie no fotógrafo. Um pouco de lábia também é bem-vindo.

Durante a produção de fotografias, você preza suscitar a pessoa ou o personagem?

Eu tento sempre provocar a pessoa. Mas esse tema é o mais complexo de um retrato. Ser humano é muito complexo? Quem sabe e determina onde começa e termina a pessoa e começa um personagem?

Costumamos ver capas de revistas que retratam mulheres e homens com peles perfeitas, quase de boneca. Você acha que o Photoshop é uma ferramenta essencial para o retrato?

Não é essencial. Nem de longe. É uma ferramenta apenas. Tem gosto pra tudo e diversas estéticas. Não é a minha praia, mas reconheço como uma ferramenta útil.

Qual é a maior dificuldade em fotografar pessoas?

Fazer ela acreditar e confiar no meu senso estético. Fazer ela entender que a beleza de uma imagem pode ser mais importante (pra ela mesma) do que a beleza física dela.

Entre as fotos que você já fez, existe alguma especial?

Difícil apontar uma imagem. Tenho várias fotos de que gosto e isso pode mudar de ano em ano...

Existe algum tipo de contato pré-foto que te ajude a captar a essência do fotografado e produzir a sessão?

No meu trabalho isso é raro. Claro que existem artistas, pessoas que já fotografei dezenas de vezes, mas normalmente sempre no momento da foto os encontros acontecem.

Wagner Moura. Foto: Jorge Bispo - Wagner Moura. Foto: Jorge Bispo
Ricardo Darin. Foto: Jorge Bispo - Ricardo Darin. Foto: Jorge Bispo
Francisco Brennand. Foto: Jorge Bispo - Francisco Brennand. Foto: Jorge Bispo
Selton Mello. Foto: Jorge Bispo - Selton Mello. Foto: Jorge Bispo
Chico Buarque. Foto: Jorge Bispo - Chico Buarque. Foto: Jorge Bispo
Erasmo Carlos. Foto: Jorge Bispo - Erasmo Carlos. Foto: Jorge Bispo
Ariano Suassuna. Foto: Jorge Bispo - Ariano Suassuna. Foto: Jorge Bispo
Ney Matogrosso. Foto: Jorge Bispo - Ney Matogrosso. Foto: Jorge Bispo
José de Abreu. Foto: Jorge Bispo - José de Abreu. Foto: Jorge Bispo
Naná Vasconcelos. Foto: Jorge Bispo - Naná Vasconcelos. Foto: Jorge Bispo
Bruno Gagliasso. Foto: Jorge Bispo - Bruno Gagliasso. Foto: Jorge Bispo
Tainá Muller. Foto: Jorge Bispo - Tainá Muller. Foto: Jorge Bispo
Clique do projeto Apartamento 302. Foto: Jorge Bispo - Clique do projeto Apartamento 302. Foto: Jorge Bispo
Malu Mader. Foto: Jorge Bispo - Malu Mader. Foto: Jorge Bispo
Karina Buhr. Foto: Jorge Bispo - Karina Buhr. Foto: Jorge Bispo
Pedro Scooby. Foto: Jorge Bispo - Pedro Scooby. Foto: Jorge Bispo

 

Em relação ao "302", como surgiu o projeto?

De forma natural. Sempre fotografei em casa, alguns amigos, amigas, artistas... E vários nus. O 302 nasceu quando resolvi organizar os nus e percebi que existia ali uma estética e proposta única.

Qual era a reação das mulheres ao receber o convite para posar nua?

No caso do 302, as primeiras foram amigas e depois disso não houveram convites. Elas que se inscreviam.

As mulheres te procuravam para fazer parte da série? Como funcionou a seleção?

Exato. Elas se candidatavam atráves do Facebook e de um e-mail que criei para o projeto. E a escolha foi unicamente feita por ajuste de agendas. Não houve um casting ou veto. Bastava ser maior de idade

O que você costumava fazer para deixá-las à vontade diante da câmera?

Tento conversar, perguntar se quer beber algo. Deixar à vontade. Não tem nada de tão especial.

Qual é a contribuição de plataformas de fotografia, como o Instagram, para o trabalho de um fotógrafo?

Pra mim serve como divulgação apenas. Uma maneira de divulgar meu dia a dia. Mas adoro tudo que populariza a fotografia. Não sou do time que reclama dos "não fotógrafos". Eu os apoio!

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