Aniversário de Coco Chanel: saiba mais sobre esta grande estilista

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 19/08/2014 às 16:08

Gabrielle Bonheur Chanel, ou Coco Chanel como ficou mundialmente conhecida, nasceu em 19 de agosto de 1883 e completaria 131 anos nesta terça-feira. A estilista revolucionou a moda em uma década em que as mulheres eram escravas dos espartilhos e dos vestidos exagerados. Nos anos 1920, o estilo de  Chanel transformou o guarda-roupa feminino ao se apropriar de itens clássicos do vestuário masculino. Até hoje a marca que criou é sinônimo de estilo e de luxo. Quem não deseja ter uma bolsa  2.55? Peça mais do que obrigatória entre as finas e endinheiradas.

coco2 Há 130 anos, nascia Gabrielle Bonheur Chanel, ou Coco Chanel como ficou mundialmente conhecida.

A francesa apostou no conforto como luxo, em peças monocromáticas para ser discreta e manter a elegância e quando acreditou em calças femininas em alfaiataria e tailleurs, inspirado em looks masculinos, primando pela renovação e provando uma visão de futuro que poucos conseguiram. Além de grande grife, seu nome inspirou perfumes e até um corte de cabelo, identificado pelos fios curtos e retos.Entre suas marcas registradas também estão os tailleurs, a combinação com colares de pérolas e cardigans, entre outros.

Tailleur, perfume Chanel nº5 e a bolsa 2.55 são alguns dos clássicos criados por Coco Chanel Tailleur, perfume Chanel nº5 e a bolsa 2.55 são alguns dos clássicos criados por Coco Chanel

Criada em orfanatos, onde aprendeu a costurar com freiras, ela teve uma breve carreira como cantora antes de abrir sua primeira loja, em 1910, em Paris.Coco Chanel também criou o perfume mais famoso do mundo, o Chanel nº 5, que, nos anos 1950, teve ninguém menos do que Marilyn Monroe como garota-propaganda - “tudo o que uso para dormir são duas gotas de Chanel Nº 5”, declarou a atriz.

coco-chanel Coco Chanel revolucionou o mundo da moda (Foto: Getty Images)

Coco Chanel morreu em 1971, aos 87 anos. Uma das frases emblemáticas da estilista era "luxo deve ser confortável, caso contrário não é luxo". Outra célebre citação é “Vista-se mal e notarão o vestido. Vista-se bem e notarão a mulher”:

Veja algumas curiosidades sobre a estilista

1-Coco Chanel mentia a idade em 10 anos a menos ao afirmar ter nascido em 1893 e não em 1883.

2-O apelido “Coco” surgiu quando ainda era cantora, em meados de 1905, e significa “querida”.

3-Chanel começou na moda com uma loja de chapéus em Paris, que ficava próxima ao Ritz, um dos principais hotéis da cidade e onde ela viveu por muitos anos.

4-O clássico perfume Chanel n°5 é ainda um dos mais vendidos no mundo e tem esse nome porque 5 era seu número da sorte. Coco foi a primeira estilista na história a lançar uma fragrância com seu nome.

5-Coco Chanel foi quem criou o “pretinho básico”, na década de 1920, que foi eternizado por Audrey Hepburn no filme “Bonequinha de Luxo” e tornou-se sinônimo de elegância.

6-Entre as suas principais criações estão: calças para mulheres, cabelos curtos, cardigans e o clássico tweed. Nas cores: o preto e o branco, além de tornar as pérolas um item clássico da moda.

7-Historiadores apontam Chanel como colaboradora do regime nazista na França. Por conta disso, foi exilada na Suíça, após o final da Segunda Guerra. Tem quem vê semelhanças entre o logo da marca Chanel, que tem dois CC entrelaçados, com o símbolo da SS, da suástica. Mas há quem diga o contrário.

8-Um ataque do coração matou Chanel aos 87 anos, em sua suíte no hotel Ritz. A estilista está enterrada na Suíça, e seu túmulo é enfeitado por cinco leões em alto relevo, que fazem referência ao seu signo.

A gente também lista aqui cinco contribuições da estilista para o universo da moda para você anotar e usar  já:

1. O  pretinho básico é um coringa atemporal em nossos armários;

2. Passam-se os anos mas um tailleur de tweed da Chanel sempre será associado ao luxo;

3. Coco disse uma vez, “ uma mulher que não usa perfume, não tem futuro”. Hoje em dia, sua icônica fragrância Chanel Nº5, continua entre as vendidas de todos os tempos.

4. Correntes. Chanel começou essa tendência quando se cansou de carregar sua bolsa à mão. A solução? Alças para sua 2.55 inspiradas nas correntes que os soldados usavam em suas mochilas. Hoje, o acessório ganha vez também em poderosos colares desenhados pelo kaiser.

5. Coco se apaixonou pelas camélias depois de recebê-las como um presente e adotá-las como acessório para vestidos e cabelo. A flor se tornou símbolo da marca e é constantemente vista nos desfiles de ready-to-wear.

81078673 -
88880388 -
download -
gabrielle-coco-chanel-13600 -
images-1 -
images-2 -
images-3 -
images-4 -
images -

Últimas notícias