Unhas que falam: os esmaltes da vez

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 29/07/2014 às 18:07
Vermelhos vibrantes dão lugar ao vinho. Foto: Divulgação.
Vermelhos vibrantes dão lugar ao vinho. Foto: Divulgação.

No passado colonial, a moral feminina e os cuidados com a aparência estavam intimamente relacionados. Afinal, a igreja Católica condenava os excessos de vaidade. Ao longo dos anos, entretanto, as mulheres ganharam o direito de investir na beleza sem levantar suspeitas quanto a sua conduta ética. Ícone da atualidade, os esmaltes já integravam o cotidiano da realeza no Antigo Egito. Por lá, ervas e cera de abelha eram usadas para produzir unhas rosas ou vermelhas já que, quanto mais escuras as unhas, maior era a posição social na realeza.

Com base nos desfiles europeus já é possível traçar quais serão os esmaltes da vez. De acordo com Luciana Aires, manicure do Dorinnhaa Studio de Beleza, os vermelhos vibrantes dão lugar ao vinho, com fundo rosado. Para as mais ousadas, o azul royal e o verde petróleo vêm com tudo.  “Vale também investir nas unhas decoradas, desde que sejam sutis, como a francesinha invertida e a inglesinha (francesinha colorida)”, explica, salientando que o nude, por exemplo, que já faz parte do dia a dia de todas as brasileiras, vem reinventado, em nuances que se aproximam mais do chocolate e do cinza. Aquelas que desejam conseguir uma esmaltação perfeita, vale atentar para algumas dicas:

1. Usar uma lixa suave ajuda a criar uma superfície lisa;

2. Passar algodão molhado com removedor para limpar qualquer resíduo na superfície e a ponta da unha;

3. Evitar o excesso de óleo, porque isso afeta o acabamento da esmaltação: apesar de diminuir o tempo de secagem, ele pode criar pequenas bolhas na superfície;

4. Aplicar duas camadas de esmalte com pinceladas leves e regulares garante maior durabilidade;

5. Esperar alguns minutos a secagem deixam as unhas perfeitamente prontas;

6. Aplicar um pouco de condicionador durante o banho na ponta de um pano e empurrar para trás as cutículas é uma ótima rotina para quem busca unhas com aspecto saudável.

Azul Royal é a nova tendência. Foto: Divulgação. Azul Royal é a nova tendência. Foto: Divulgação.

Vermelhos vibrantes dão lugar ao vinho. Foto: Divulgação. Vermelhos vibrantes dão lugar ao vinho. Foto: Divulgação.

Últimas notícias