Yoga: equilíbrio entre corpo, mente e espírito

Publicado por em Notas às 07h15
Raquel Ferraz (Fotos: Felipe Ribeiro / JC Imagem)

Social Fitness – Yoga, com Raquel Ferraz (Fotos: Felipe Ribeiro / JC Imagem)

Foi a procura de um melhor desempenho nos treinos para a prática profissional do surf que a ex-atleta de voleibol, natação, surf e triathlon, Raquel Ferraz, hoje instrutora, conheceu a técnica milenar do Yoga, em 2002. E desde então nunca mais parou. ”Eu ainda competia e procurava algo para me ajudar com os treinos, principalmente os treinos mentais. Foi então que conheci o Iyengar e me apaixonei já na primeira aula”, revela.

felipe-ribeiro-YOGA-social1-4

Raquel procurou a atividade em busca de auxílio para outros esportes

Para quem ainda não conhece, Raquel explica: “o yoga é uma técnica milenar psicofísica, que integra exercícios físicos, mentais e a respiração, com o objetivo de tranquilizar a mente, proporcionar autoconhecimento e um maior contato com o próprio corpo. A consequência disso é o equilíbrio entre corpo, mente e espírito”.

felipe-ribeiro-YOGA-social1-2

Entre os benefício da atividade estão as melhorias na clareza mental, tônus muscular, flexibilidade e equilíbrio.

Segundo a yogini, as maiores dificuldades na atividade são a falta de informação, considerando que esta ainda não é uma prática tão difundida como outras modalidades, e o estilo de vida que é levado pela maioria das pessoas atualmente. “A Yoga exige concentração e autoestudo, é preciso voltar para si. As pessoas não estão acostumadas com isso e vivem muito ligadas ao mundo externo”, conta.

felipe-ribeiro-YOGA-social1-5

CONCENTRAÇÃO É preciso se desligar do mundo exterior e focar em você mesmo

Apesar de todos os benefícios com o exercício, para quem pretende iniciar, Raquel alerta: é preciso procurar a ajuda de um profissional qualificado. “O yoga também tem riscos, físicos e mentais, por isso é importante procurar um professor que tenha formação e que seja um praticante. Além disso, é preciso tentar praticar regularmente. Os efeitos só acontecerão se tiver constância, não adianta realizar de vez em quando”, explica.

felipe-ribeiro-YOGA-social1-3

RESPEITO Também é preciso saber seus limites

3 ideias sobre “Yoga: equilíbrio entre corpo, mente e espírito

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>