Cabine faz um convite aos amostrados de plantão

Gustavo Belarmino
Gustavo Belarmino
Publicado em 03/03/2014 às 12:52
AMOSTRADOS Juliano Dubeux, a produtora executiva Séphora Silva e Roger. Fotos: Gustavo Belarmino/NE10
AMOSTRADOS Juliano Dubeux, a produtora executiva Séphora Silva e Roger. Fotos: Gustavo Belarmino/NE10

banner_carnaval_social1

https://www.youtube.com/watch?v=BVVzeSuxMik

Na Praça do Arsenal uma cabine cheia de luz com projeções de fotos e pequenos vídeos está chamando atenção de quem passa no local. Curiosos, os foliões vão chegando aos poucos e logo formam fila, para entrar na brincadeira. O projeto, idealização do arquiteto Juliano Dubeux, não poderia ter nome e data mais apropriados: Estação do Amostramento. Naquela cabine que mistura sustentabilidade com futurismo - antes de serem exibidas na serpentina de LED as fotos são tratadas em um pequeno estúdio, por uma equipe de VJs - crianças, adultos, idosos, fantasiados ou não, fazem o que a proposta pede: se amostram.

AMOSTRADOS Juliano Dubeux, a produtora executiva Séphora Silva e Roger. Fotos: Gustavo Belarmino/NE10 AMOSTRADOS Juliano Dubeux, a produtora executiva Séphora Silva e Roger. Fotos: Gustavo Belarmino/NE10

A sustentabilidade fica por conta dos cenários, todos feitos em material reciclável pela empresa Lixiki. Ali, os "amostrados" podem escolher entre balões com várias frases ou cenários que imitam o layout do Instagram. É claro que, além de se ver como parte da folia, as pessoas clicadas também podem resgatar as fotos e compartilhar essas lembranças em suas redes sociais. "Esse é um projeto que surgiu em 2008, com a proposta de inovar a fórmula de intervenção no espaço urbano, passando o poder para a mão do folião", explica Juliano, ressaltando que, só agora, com a evolução da tecnologia, o sonho saiu do papel. "E assim, conseguimos tocar mais pessoas. Essa é uma ferramenta pensada para permitir que o conteúdo produzido por todos sirva de recheio para a festa", comemora.

A dimensão da cápsula com a projeção das fotos A dimensão da cápsula com a projeção das fotos

Durante a encubação, foram "acoplados" ao projeto outros autores que transformaram a estação em um complexo multicultural que envolve moda (há parceria com a Club Noir), música (durante as noites, DJs mantém o clima da festa na estação), tecnologia e cultura - física e digital - uma vez que permite a intervenção artística na cidade - e também no microcosmos do folião, quando ele próprio compartilha em suas redes sociais. E, pelo jeito, a brincadeira deu muito certo. Do lado de fora, muita gente fazendo os famosos "selfies", com a cabine iluminada como cenário de fundo.

A arquiteta Elza Mendonça foi conferir a instalação A arquiteta Elza Mendonça foi conferir a instalação

PROGRAMAÇÃO - A Estação do Amostramento, que tem patrocínio da Prefeitura do Recife e Empetur, segue até esta terça-feira de Carnaval (4), quando todos os DJs que participaram do projeto prometem comandar a festa - e embalar os amostrados de carteirinha. Já passaram por lá DJ Dolores (com um set de mambos que não deixou ninguém parado), Roger e Paulo André. A depender da empolgação dos foliões do Recife, em 2015 tem mais!

Últimas notícias