Menu politicamente correto no Empório Central

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 28/10/2013 às 10:28
Douglas se superou ao criar um menu politicamente correto e com muito sabor
Douglas se superou ao criar um menu politicamente correto e com muito sabor

Querer ter uma alimentação saudável deixou de ser um martírio na cidade. E, graças a Deus, a dinastia do peito frango grelhado com salada de folhas sofreu um golpe, ressurgindo com um novo modelo de cardápio: pratos balanceados, primando a qualidade dos alimentos, excelentes temperos e funcionalidade da matéria-prima.

Até a bebida ganhou label  de funcioal Fotos: Felipe Ribeiro/JC Imagem Até a bebida ganhou label de funcional. Fotos: Felipe Ribeiro/JC Imagem

Começa, nesta segunda, no Empório Central, no Shopping Recife, um festival do bem-estar por exatos 15 dias. Concebido pelo nutrólogo-celeb Eduardo Magalhães e criado pelo chef Douglas Wanderley, o cardápio do restaurante oferece cinco pratos de-li-ci-o-sos e todos voltados para uma nova religião: a cozinha politicamente correta.

Abóbora na ghee com lâminas de carne de sol Abóbora na ghee com lâminas de carne de sol

Na verdade, há algum tempo, Douglas já vem pontuando seus cardápios (no É e nos Empórios Central) com pratos para celíacos, diabéticos e para os adeptos da alimentação funcional. Essa “vibe” surgiu há seis meses, quando ele decidiu deixar de ser gordinho e dar uma mudança radical na sua alimentação. “Perdi 19 kg. No começo foi difícil, mas depois descobri que emagrecer e cuidar da saúde não precisava ser tão sacrificante assim”. Para isso, ele mergulhou num novo universo. “Eduardo me ensinou muito, mas também pesquisei. Li. Me informei. Cheguei a fazer um tratamento num ashram de limpeza do organismo em Araguari”, conta.

Suco detox também é vendido no Empório Central Suco detox também é vendido no Empório Central

Agora, ele quer passar todo esse seu conhecimento adiante e de forma saborosa. “Tive que me reprogramar. Neste festival, quase não usamos fritura. Quando preciso, é óleo de coco, ghee ou azeite e no final para não elevar a temperatura. O sal que usamos é o do Himalaya por conter menos sódio”, ensina.

Nhoque de inhame com molho de tomates pelados Nhoque de inhame com molho de tomates pelados

Mas vamos ao que interessa: os pratos. Para começar, nhoque de inhame com tomate pelado no óleo de coco. “Usamos os carboidratos corretos sem farinha, nem amido”, destaca Douglas. Na abóbora ayuvédica, o chef traz lâminas de carne de sol com farofa de tapioca e pedaços do jerimum puxado no ghee com especiarias.

Salada de berinjela e cenoura com salmão Salada de berinjela e cenoura com salmão

A salada foge do trivial. Ela traz rolinhos de berinjela com cenoura ralada, legumes mornos e salmão levemente grelhado com geleia. Outra invenção é o camarão surpresa. Trata-se do crustáceo numa delicada massa de inhame ao forno acompanhado de cebola flambada com azeite extra virgem e salada verde. O último, porém, o mais exótico é o gheesoto. Na verdade, é um risoto com ghee e ao invés de arroz arbóreo palmito pupunha e frutos do mar. Para mim, o campeão.

Purê de frutas vermelhas compõe receita deste maravilhoso drinque leve Purê de frutas vermelhas compõe receita deste maravilhoso drinque leve

Para beber, Douglas pediu para o gerente e mixólogo Rodrigo Sepúlveda criar bebidas refrescantes e com “poderes”.  "Douglas me explicou o benefício de cada erva e frutas e montei algo, misturando as propriedades", avisa Rodrigo. Para acompanhar, ele sugere o turbinado de frutas vermelhas com especiarias – purê de framboesa, amora e morango maçaricado com gengibre e alecrim – e o martini cítrico,  com gelo de água inonizado – com menos ferro e fósforo - mais limão taiti, limão siciliano, maracujá e tangerina. Os adeptos do suco verde também podem pedir a opção do Empório Central. “Fazemos na hora. Sai da centrífuga direto para o copo do cliente”.

Camarão surpresa vai ao forno para não ter frituras Camarão surpresa vai ao forno para não ter frituras

Depois de toda a explicação, resta você deixar de lado qualquer preconceito sobre alimentação funcional e se permitir experimentar. Vai valer a pena.

Douglas se superou ao criar um menu politicamente correto e com muito sabor Douglas se superou ao criar um menu politicamente correto e com muito sabor

Últimas notícias