Fliporto é sucesso de público

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 18/11/2012 às 22:40

A edição 2012 da Fliporto chegou ao fim. Os organizadores da feira realizaram uma coletiva de imprensa hoje para fazer um balanço do evento e anunciaram um recorde de participação. De acordo com uma média de números estimada pela Polícia Militar e a Secretaria de Turismo de Olinda, 90 mil pessoas passaram pela festa. Em 2011, foram 80 mil. Desses visitantes, 85% são do Recife e Região Metropolitana, 10% do interior e 4 % de outros estados e 1% do exterior. A  Feira do Livro de Pernambuco vendeu, até a noite do sábado (17), 30 mil livros.

COLETIVA Organizadores da Fliporto fizeram um balanço da feira - Foto: Tom Cabral/Divulgação

PÚBLICO As tendas ficaram lotadas todos os dias - Foto Leandro Lima/Divulgação

As mesas mais vendidas foram a aula-espetáculo com Ariano Suassuna, que fecha a Festa neste domingo, Mia Couto e o angolano José Eduardo Agualusa, além da leitura dramática da atriz Christiane Torloni. Os espaços voltados para as crianças e adolescentes também se consolidaram, tendo oficinas lotadas todos os dias, segundo a organização.

ARIANO Aula espetáculo do escritor armorial lotou - Foto Leandro Lima/Divulgação

PRESENÇAS Geraldo Julio e a esposa Cristina divertiram-se com aula de Ariano - Foto: Beto Figueiroa/Divulgação

Entre os destaques, painéis com a tenda praticamente lotada, aula-espetáculo de Ariano Suassuna e a leitura dramática de Christiane Torloni. Entre os momentos marcantes, a curadoria destacou o painel com o escritor moçambicano Mia Couto, que participou também de uma sessão de autógrafos no sábado (17). "Foram mais de 400 livros autografados, em quase três horas", contou Campos. A escritora Paula Pimentel também autografou quase 400 livros, consolidando a integração entre a Festa e a Feira.   Maria Bethânia emocionou-se com a receptividade do público, com destaque para um grupo de mães de santo que fez questão de cumprimentar a cantora. De acordo com Campos, para o show da diva foram  colocadas mais cem cadeiras do que as previstas inicialmente dentro da tenda.Em 2013, o tema da festa será A literatura é um jogo, explorando a relação da literatura e os diversos esportes, especialmente o futebol. Em março de 2013, serão reveladas para a imprensa as primeiras novidades da 9ª edição da Fliporto, inclusive o homenageado.

Últimas notícias