13
set

Suape vai ganhar a maior termelétrica do mundo

POSTADO por peinvestimento ÀS 23:14 EM 13/09/2011

Foto: Arnaldo Carvalho/JC Imagem

 

Suape vai ganhar uma termelétrica orçada em R$ 2 bilhões. Nesta terça-feira, o Governo do Estado assinou protocolo de intenções com a empresa brasileira Star Energy Participações, do Grupo Bertin. Com capacidade de gerar 1.452 Megawatts por hora, a termelétrica será a terceira do Complexo de Suape e a maior do mundo. A expectativa é de que 2.500 empregos, entre diretos e indiretos, sejam gerados quando a unidade entrar em operação, e outros quatro mil sejam abertos durantes as obras.

 

“Escolhemos Pernambuco para fazer o nosso maior empreendimento de energia e maior térmica do mundo. São 1.452 MW, o suficiente para produzir energia para toda a Grande Recife num eventual colapso”, disse Fernando Antônio Bertin, diretor do grupo.

 

Além da termelétrica, será instalado um Terminal de Armazenagem de Granéis Líquidos, que vai comportar o óleo combustível utilizado na usina. Durante a cerimônia, o governador Eduardo Campos falou da importância da termelétrica. Confira vídeo:

 

[youtube Vm5ijLyPABs]

 

Comentários 57

Comentários:

57 ideias sobre “Suape vai ganhar a maior termelétrica do mundo

  1. Sabe quem vai pagar esses 2 bilhões? Nós consumidores em nossas contas!

    Se preparem que a conta de luz nunca mais será como antes!

    E esse sujeito (Eduardo Campos) pretende instalar usinas nucleares em nosso estado!

    Cuidado, povo!

    • Caedmods Santos, me desculpe informar mas Usina Nuclear não tem haver com Usina Termoelétrica ou Termelétrica.
      “Suape vai ganhar a maior termelétrica do mundo”. Isso quer dizer que Pernambuco vai gerar energia própria, sem necessidade de ‘pegar emprestado'; reduzindo, talvez a conta de energia

      • Diminuir a conta é que não vai. A termelétrica a diesel apresenta o maior custo entre as termelétricas a combustível fóssil.

        Nós vamos pagar a conta tanto quando ela entrar em funcionamento, quando ela ficar parada como “reserva estratégica”.

  2. Acredito que não seja bom para Pernambuco. Pra mim é um retrocesso instalar uma termelétrica movida a diesel, que é o combustível mais caro. Além de tudo tem os danos ambientais. Onde estão os defensores do meio ambiente agora???
    É muito ruim ver que o Brasil está sujando a matriz energética, colocando cada vez mais termelétricas em operação.

    Ainda defendo o uso de grandes hidrelétricas.

    • Carlos, quando você diz que “acredita que não seja bom para Pernambuco, a termolétrica movida a diesel, pois causa danos ambientais”, eu te pergunto, e as hidrelétricas não causam danos ainda maiores no meio ambiente?

      • O maior problema das hidrelétricas refere-se a construção de grandes reservatórios (inundação).
        Sim, isso causa danos ambientais e outros como desapropriações e até mudanças de comunidades inteiras.

        O que uma hidrelétrica não faz é lançar gases causadores do efeito estufa na atmosfera, não polui o ar quando está em operação.
        Essas usinas produzem energia limpa e barata (3x ou mais barato que as termelétricas) além de poderem ser usados como fonte de água e produção de peixes em cativeiro.
        Égon, o que você acha mais viável?

  3. Parabéns a Pernambuco por mais uma termelétrica – a fonte de energia menos limpa do mundo!
    Preparem o oxigênio, que lá vêm Diesel!
    Pernambuco, desenvolvimento a todo custo.

  4. Não se cogita instalação de termelétrica no mundo. Numa região de muito sol e ventos fortes, não seria a melhor opçao.Em verdade, ela é a última opção. Elas poluem demais. ADEUS NATUREZA! Daqui a 50 anos enfrentaremos problemas ambientais seríssimos. Outrossim,uma pergunta: Para onde estão indo os impostos arrecadados por Suape. Só vejo emprego e nada de melhoria para a população do Estado. Não falo dos empregos, mas simm de investimentos na saúde, educação, saneamento básico e transportes. O que está acontecendo de reforma é com o dinheiro da Copa. E cadê o dinheiro vindo de Suape? Acordem!!!

  5. Fora a eu, alguém mais não gostou dessa notícia? O mundo todo já sabe que um dos principais combustíveis das usinas termoelétricas, o petróleo e seus derivados (no caso, o Diesel), são fontes de energia finitas, cada vez mais escassas e cada vez mais caras (e espero que ninguém esteja pensando que uma usina desse porte será movida a Biodiesel). Sem falar dos impactos ambientais que uma usina desse tipo causa, queimando todo dia toneladas de combustíveis para fazer as suas turbinas funcionarem. O mundo todo já sabe que deveremos passar por uma crise energética. Vários países já estão investindo bilhões em estudos para uma produção de energia alternativa à das usinas termoelétricas. Ai, na contramão de tudo isso, é anunciada a construção da maior termoelétrica do mundo em Recife! EM RECIFE!!! Ninguém achou isso meio estranho não? Alguém já parou para pensar porque a maior usina termoelétrica do mundo não será nos EUA, Europa, Japão, China ou Austrália? Claro que isso vai dar muito dinheiro para alguém a curto e médio prazos. Mas a longo prazo a conta vai, como sempre, cair no meu colo e no seu colo… e ela será muito cara!

  6. Trabalho no setor elétrico, portanto, conheço da área. Usinas termoelétricas sá são acionadas em caso de necessidade…ou vocês preferem ficar às escuras como acontecem nos países desenvolvidos(USA, Japão…)? acredito que algumas críticas escritas aqui só podem ser de partidos da oposição, por exemplo, PSDB(Rei dos APAGÕES).

  7. É lamentável Pernambuco está dando um passo para trás e saber que um projeto ecologico de professores da UFPE propões abastecer toda ilha de Itamaracá com apenas 3 turbinas eólicas com um valor aproximado de 7 milhões. E porque não ampliar esta idéia,e sermos exemplo no uso de enregia “limpa”.

  8. O ideal seria eólica, mas PE nunca teve investimentos e o estado está numa situação deplorável, sem infraestutura nenhuma, por isso a necessidade de uma fonte que gere muitos Mw em pouco tempo de obra. Se o Estado não consegue fazer rodovias que durem 03 meses, como a massa de investidores podem esperar condições para vir …

  9. É lamentável colocar o desenvolvimento a todo custo acima de tudo. Só existe um planeta terra. Depois que o ser humano arrebentar com esse, para onde vaí ? E assim caminha a humanidade, alegremente em direção do abismo.

  10. Enquanto o mundo todo investe em novas tecnologias, renováveis e limpa com custo acessível, Pernambuco dá valor a uma tecnologia ultrapassada e suja. Será o fim do litoral sul do Estado. É uma pena!!

  11. Toda a sociedade deveria ser consultada antes de se tratar questões tão importantes para nossas vidas e dos nossos futuros descendentes. Fomos acostumados a aceitar as coisa de forma passiva e nunca exercemos a nossa cidadania, através das cobranças para a autoridades constituidas.

    É por isso que em nosso país qualquer um que governa faz o que bem entender!!!

  12. NÃO PODEMOS DEIXA POLITICOS FAZER TUDO QUE ELES QUEREM EM NOSSO ESTADO.NÃO PODEMOS DEIXA ESSE QRANDE POLUIDOR DE AMBIENTES E DE BOLSO ENTRA EM NOSSO ESTADO.

  13. Esta ai da foto já é um grande problema, quem garante que os resíduos gerados com a captação de água do mar para as caldeiras estão sendo descartados de forma correta, a fumaça que sai das chaminés não descartam resíduos prejudiciais ao ser humano e ao meio ambiente, isto quando esta em funcionamento já que se trata de um grande elefante branco e cabide de emprego para muitos. Mais uma termoelétrica será mais um grande problema ambiental e como no comentário feito por PROTESTEM, porque as grandes potencias não construíram usinas deste porte com a matriz energética a base de hidrocarbonetos (diesel). Será que só nos somos espertos. Quando a esmola é demais até o santo desconfia.

  14. Absurdo!!! Total absurdo!! Além da questão ecológica tem também o custo dessa energia, mais uma artimanha para aumentar o valor da energia em nossas contas. Já não basta o roubo descarado em relação à não devolução do que nos cobrado a mais!?!? http://jus.com.br/revista/texto/17195/a-agencia-nacional-de-energia-eletrica-aneel-e-a-novela-da-devolucao-dos-valores-cobrados-indevidamente-dos-consumidores-de-energia-eletrica

  15. Dessa vez o nosso Governador quer acabar com o meio ambiente que ainda resta em PE? Eduado Campos, a energia do futuro é de fonte renovável, energia limpa…exemplificando: ENERGIA EÓLICA!
    Não leve em consideração “de gerar empregos demasiadamente” sem pensar no contexto geral.

  16. GENTE É INACREDITAVEL COMO ESSE GOVERNO ESTA SE VENDENDO.
    PRIMEIRO A NOSSO PRESIDENTA QUE RECENTIMENTE VEIO A PE. PARA INAUGURAR O PREDIO DE UMA EMPRESA QUE É CONHECIDA POR EXPLORAR SEUS FUCIONARIOS, ASSIM DISEM OS MESMOS, LOGO ELA QUE VEM DE UM PARTIDO TRABALHISTA.
    AGORA NOSSO GOVERNADOR QUE DOA NOSSAS RIQUESAS PARA UMA OBRA QUE NÃO TRARA NENHUA VANTAGEM PARA NOSSO POVO.
    OBS:NÃO TENHO VINCULO COM NENHO PARTIDO POLITICO E VOTEI NOS DOIS CITADOS.

  17. Pingback: Suape, motosserra e fumaça: desmatamento é parcialmente liberado e nova termelétrica será a maior do mundo | Consciencia.blog.br

  18. Só quem ganha com isso é a Bertin e Eduardo Campos.
    Já temos a refinaria mais superfaturada do mundo, o estaleiro mais caro e menos capacitado pagando os piores salários do país (a Petrobrás pagou o dobro do preço nas encomendas que serão finalizadas em outros estaleiros)… e por aí vai.
    Pernambuco, imortal, imortal!

    • CONCORDO EM PARTE COM SEU PONTO DE VISTA,PORÉM EM RELAÇÃO AS DESPESAS QUE SAI DE NOSSO BOLSA TEMOS A MAIS VERGONHOSO DE TODAS É A COM A CLASSE POLÍTICA, MONTANHAS DE DINHEIRO JOGADO FORA E UM ABSRDO E NINGUÉM SE MOVIMENTA PARA MUDAR ISTÓ, HOJE POLITICA É MEIO DE VIDA FÁCIL.

  19. È um RETROCESSO…Apesar de Permabuco querer ter tudo que e maior(maior bloco. maior avenida em linha reta, etc..esta fica com o do maior ataque de tubarao).Gostariamos de comemorar o Maior Parque de energia eolica..aí sim!!)

  20. Está sendo triste ver Pernambuco, estado que mais cresce economicamente no nordeste, passar por um desenvolvimento tão retrógrado. Já é claro os efeitos negativos ao meio ambiente, qualidade de vida, e consequentemente, exposição do nosso estado, nosso país a uma paradigma que já foi revisto e que não tem mais credibilidade. A instalação de uma termoelétrica, principalmente para um país como nosso, que tem capacidade de investir em tantos outros projetos renováveis, só vem confirmar a atitude contrária brasileira, diante de uma assunto que vem sendo discutido mundo a fora, sustentabilidade, redução de emissão de gases do efeito estufa, energias renováveis, LIMPA. Ser polo de qualquer tipo de investimento, sem nenhuma seletividade, fará de Pernambuco centro de uma desenvolvimento pobre. Espero, de verdade, que esse assunto ainda seja muito discutido, é visível( e fico muito contente com isso) a reação negativa dos leitores aqui. Olhem e vejam, fiscalizem e falem, Mudem.

  21. E o impacto ambiental, foi estudado? Alguém debateu sobre isto? Cadê o parecer do IBAMA? Ou vai ser mais um projeto enfiado goela abaixo dos trouxas que votaram e dos que não votaram nesse governador?

  22. Como já foi comentado acima, termelétricas são acionadas em caso de necessidade, e hj já existe vários equipamentos que diminuem a poluição, fico abismado com a quantidade de comentários negativos, procurem se informar antes de falar algo, da pra ver claramente que todos esses comentários são relacionados a política!!!! Quanta ignorância…

  23. Jean , eu trabalhei em uma termo, o que o pessoal esta falando é verdade não existe fiscalização ambiental durante o período de operação, é aceito qualquer relatório de emissão de gases e resíduos. E durante a construção os impactos ao meio ambiente são irreparáveis . Aqui em Suape foi destruído um ecossistema inteiro para instalação do porto, refinaria, estaleiro e termo elétrica TERMOPE, a destruição foi grande. E o pior que esta termo quase que não funciona, pois é muito caro a energia, ela já quase é uma sucata e o pior que nós estamos pagando por isso.

  24. Sou defensor de nosso governador, mas esse projeto aí vou agorar muito!
    Quanto REGRESSO querer botar não só uma Termoelétrica, mas a maior do mundo, logo aqui, numa das MELHORES REGIÕES DO MUNDO para Energias Renováveis como Eólica e Solar!!
    LASTIMÁVEL!!

  25. “protocolo de kioto” vamos apresentá-lo aos nosso governantes, eles desconhecem, enquanto o mundo caminha pra destruição a maioria desses governantes só tomam medidas emidiatistas, nunca levam em consideração o amanhã e o nosso governador ainda fala em “sustentabilidade” de onde em Eduardo?

  26. É lamentável ver que diante de tantos proplemas ambientais, em um mundo onde grande parte da floresta já não existe e a água é cada vez mais escassa, agir forma tão gananciosa sem pensar nas gerações futuras.
    ENERGIA RENOVÁVEL ou teremos um mundo destruído pela ganancia humana.

  27. Pingback: Representantes do setor defendem térmica Suape III após repercussão do anúncio do empreendimento « Pernambuco Investimento

  28. É Evidente que há de ter preocupação quanto ao meio ambiente, porém vejo aqui comentários de eco na fala de criticas onde não sabemos especificamente os riscos ambientais, os prováveis níveis nde poluição e tudo mais… Acho que os ambientalistas poderão tercer um comentário profissional, vez que julgamento aqui não acrescente, porque uma licença terá que ser concedida ou não, ai depois disso poderemos enfim analisar os aspectos de forma coerente. Quanto as queixas sobre atuação do governo (Eduardo Campos) nesse projeto como uma questão politica, que não seria o caso!

    • Fábio Freitas, o problema é que, quem concede as licenças é um órgão sem força e vendido.
      Como um órgão estadual pode ficar contra aos seus financiadores?

      Fico lendo os comentários das pessoas e vejo que uma grande parte não está nada feliz com essa usina, ai me pergunto: Como pode uma minoria ser mais forte que toda uma população.
      Não precisamos de AMBIENTALISTAS, precisamos de LÍNGUA! A vontade de ter um Estado mais saudável não é apenas dos ambientalistas, é de toda a população.

      Acordem vocês votaram, você devem criticar, cobrar, GRITAR!!

  29. PE vai gerar energia própria? Não vai pegar emprestado? Ora, o gás para esta termoelétrica vem integralmente de Alagoas, que tem mais gás que a Bolívia. Como é que nós não vamos emprestar? Vamos tomar de Alagoas, é?

  30. Muitos acham que as criticas contrarias a usina teremeletrica sao de natureza politica. Nao se trata de politica, e sim de um desenvolvimento baseado numa matriz energetica limpa e que nao nos traga danos no futuro. Pernambuco tem condicoes de virar o jogo e conseguir que sigamos o caminho do desenvolvimento sustentavel.Esta usina so nos traz prejuizos ambientais. pesquisem e vejam que estamos na contramao do desenvolvimento. Nao nos iludamos com crescimento economico desordenado pois isto nos traz, porque ja acontece hoje, uma heranca socio-ambiental pauperrima. OU alguem pode testemunhar uma melhoria de qualidade de vida normal? Onde esta a infraestrutura necessaria para o desenvolvimento? Infra vem antes e nao depois de instalado o caos. Entao, estamos correndo atras do prejuizo sempre. Mas no caso da termeletrica, vamos sensibilizar o governo da necessidade de mudar esta fonte de energia por uma mais limpa. Ou o futuro sera de cinza para negro. Alguem duvida????

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>