WhatsApp endurece e banirá usuários com idade inferior à permitida para sua utilização

Larissa Lira
Larissa Lira
Publicado em 20/08/2019 às 15:46
A ferramenta ainda não foi confirmada, mas já aparece na versão beta do aplicativo
A ferramenta ainda não foi confirmada, mas já aparece na versão beta do aplicativo FOTO: A ferramenta ainda não foi confirmada, mas já aparece na versão beta do aplicativo

As crianças estão mergulhando no mundo digital cada vez mais rápido. Segundo pesquisas do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), 86% dos brasileiros de 9 a 17 anos que acessam a inernet têm perfil em redes sociais.

De 9 a 10 anos, o índice é de 62% e, de 11 a 12, 76%. Entre as redes, o WhatsApp é uma das mais acessadas. Pensando nisso, o aplicativo irá aumentar a rigorosidade com a idade mínima e banirá os usuários que não tenham a idade permitida para usá-lo.

O acesso ao aplicativo é concedido a partir dos 16 anos em países europeus e a partir de 13 anos nos demais. Agora, além de haver esse requerimento, o WhatsApp deve endurecer a fiscalização. No FAQ do aplicativo é possível encontrar os Termos de Serviço e algumas dicas de como denunciar e apagar contas de menores abaixo da idade permitida. Nas informações para denúncia precisa constar o comprovante de posse do número do WhatsApp, o comprovante de autoridade parental sob a criança e o comprovante da data de nascimento.

A nova versão do aplicativo de mensagens foi confirmada há algumas semanas, mas a versão 2.19.222 do programa beta foi lançada na última terça-feira (13), e não tem data para chegar à versão principal. Além da regra envolvendo a idade mínima para os usuários, o nome do app também mudou: o menu de configurações passou a mostrar “WhatsApp do Facebook”.