Fim das curtidas? Instagram vai começar teste para ocultar 'likes' no Brasil

Jennifer Thalis
Jennifer Thalis
Publicado em 17/07/2019 às 10:01
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução FOTO: Foto: Reprodução

As coisas no Instagram vão mudar. O aplicativo anunciou que deve começar a testar o fim das curtidas (likes) no Brasil a partir desta quarta-feira (17). A medida já estava em discussão desde o início do ano. Agora, será oferecida a um grupo de usuários brasileiros.

Os números ocultados serão as curtidas em fotos e as visualizações de vídeos. A mudança vale para imagens que aparecem na linha do tempo e para as fotos listadas no perfil de cada usuário. A proposta da empresa é que isso ajude a sua comunidade a se engajar mais com as fotos e vídeos do que com a aceitação social denotada pelo número de curtidas.

Veja como ficará a interface do aplicativo sem a exibição do número de curtidas no conteúdo:

Instagram Sem Curtidas

Foto: Reprodução

“Não queremos que as pessoas sintam que estão em uma competição dentro do Instagram”, afirmou, em nota, a empresa.

Com esse teste, o app irá avaliar se a mudança ajudará os usuários a se concentrarem menos nas curtidas. A ideia é que eles compartilhem mais histórias na sua rede social de fotos e vídeos.

Sucesso

O teste no Brasil não é o primeiro. A mudança já está sendo aplicada no Canadá desde maio de 2019. Os resultados deste piloto foram positivos, mas a expansão do teste se faz necessária para compreender melhor sua aceitação e a mudança na forma de usar o aplicativo.