Um turbilhão de ideias para construir soluções para o futuro

Gustavo Belarmino
Gustavo Belarmino
Publicado em 25/06/2019 às 22:12
Uma das áreas de exibição das soluções Totvs durante o evento. Foto: Gustavo Belarmino
Uma das áreas de exibição das soluções Totvs durante o evento. Foto: Gustavo Belarmino FOTO: Uma das áreas de exibição das soluções Totvs durante o evento. Foto: Gustavo Belarmino

SÃO PAULO - A programação era tanta e tão extensa que, fatalmente, temas importantes ficariam de fora dos dois dias de atividades programados. Para tentar "solucionar" o dilema, o VP de marketing da Totvs, Juliano Tubino, anunciou, antes de começar a primeira masterclass, que uma votação pública seria aberta no app desenvolvido especialmente para o Universo Totvs, mega-encontro anual da multinacional de soluções corporativas, que começou nesta terça-feira (24), no pavilhão do Expo Center Norte, em São Paulo. "Muito mais conteúdo do que poderíamos apresentar em dois dias", destacou.

Até a quarta, mais de seis mil pessoas devem circular no encontro, em busca de soluções e novidades que deem norte ao que tem se chamado de 'futuro' dos negócios, sobretudo baseado em cases e experiências que focaram suas apresentações em uma temática única "O Brasil que faz".

Evento trouxe o tema O Brasil que faz

A decisão pelo "voto popular" no aplicativo não foi apenas democrática. Ela baseou-se em algo que alguns dos principais palestrantes deste primeiro dia focaram. A velocidade com que o público interage e define rotas das empresas. O próprio aplicativo por si só mimetiza uma rede social… Ali é possível se conectar a tudo que é necessário para dar ordem a esse pequeno caos com mais de 250 atividades, dezenas de painéis - vários acontecendo ao mesmo tempo -, palestras, masterclasses e outros eventos, além de postar fotos, comentários, observações pessoais sobre o que vê e como vê.

Aplicativo convida à interação

Entendendo a logística

Na área de exposição, diversos parceiros da Totvs estão expondo, em seus estandes soluções e serviços que ajudaram seus negócios a ganhar produtividade e crescer. Há também espaço para entretenimento e diversão. E uma cabine, filas se concentravam para ter uma experiência 360 graus. Os registros feitos ali são enviados para que você possa compartilhar em suas redes sociais. Ainda o Esape 60 segundos, com uma dinâmica de resoluções de problemas interativos para salvar o planeta Terra.

Outro ponto de encontro do evento é a Área do Idexo, espaço reservado para diferentes startups apresentarem suas soluções e inovações. Área para desenvolvedores trocarem ideias e aprofundarem seus conhecimentos em arquitetura e linguagem de programação e Case sessions, com clientes mostrando como superaram desafios e cresceram usando soluções de tecnologia. É o caso do grupo pernambucano Raymundo da Fonte (Brilux), que apresentou como o uso da solução Totvs MES integrado ao cockpit logístico promoveu ganhos expressivos de eficiência além de redução de custos. O case foi apresentado por Bruno Mulatinho (abaixo), gerente de TI do grupo.

Bruno Mulatinho, durante painel

O "Universo" ainda montou uma casa de vidro, batizada de Labs, onde são promovidos workshops com especialistas de diversas área de gestão e negócios. Uma das áreas mais concorridas pelos programadores e desenvolvedores é o Code e No Code Box, local para aulas práticas de criação de mockups e protótipos utilizando as aplicações oferecidas. A visão social do evento foi batizada de Instituto de Oportunidade Social (IOS), com apresentação de programa para empresas que desejam recrutar jovens e pessoas com deficiência capacitadas com todo apoio e experiência da organização. E, claro, a gift shop, com camisetas, mochilas, almofadas, acessórios e outros produtos do "universo nerd".

 

A Plenária, principal e maior palco do evento, reúne os palestrantes nacionais e internacionais do evento. Por lá, nomes como Mikkel Svane, da Zendesk, Frededrico Trajano (Magazine Luiza) e Duncan Wardle (ex-Disney) mostraram insights e caminhos para promover a inovação utilizando a tecnologia como a mola condutora.

Nesta quarta-feira, pela Plenária, vão passar nomes Leandro Caldeira, da GymPass (sabe o plano de assinatura que você paga uma tarifa única e pode malhar em academias conveniadas?) e Gabriel Braga, da Quinto Andar (aluguel fácil e sem fiador), além de Ricardo Bechara (Rappi BR), e da cantora Anitta, que fecha o evento, falando sobre seu lado empreendedor e condutor da própria carreira.

A Totvs

A Totvs é provedora de soluções de negócios para empresas de todos os portes, atuando com softwares de gestão, plataformas de produtividade e colaboração, hardware e consultoria. No Brasil, conta com 15 filiais, 52 franquias, 5 mil canais de distribuição e 10 centros de desenvolvimento.

  • O jornalista viajou a convite da Totvs