Europa aprova polêmica diretriz de direitos autorais para a internet

Jennifer Thalis
Jennifer Thalis
Publicado em 26/03/2019 às 11:00
Europa
Europa FOTO: Europa

O Parlamento da Europa aprovou, nesta terça-feira (26), uma lei de direitos autorais que busca dar aos escritores e artistas uma melhor proteção de seus direitos. O problema é que o projeto de lei tem gerado muito discussão e polêmica.

O projeto, que ainda precisa ser aprovado pelos 28 países-membros, enfrentou críticas por supostamente "sufocar a liberdade e a criatividade na Internet.

A legislatura aprovou o projeto de lei após um processo de três anos com 348 votos a favor e 274 votos contra. Foram 36 abstenções. Agora ele vai para os estados membros para uma aprovação final no mês que vem, depois de já ter dado seu apoio provisório no mês passado.

Incoformados

Os dois artigos mais polêmicos da lei são o 11 e o 13. O 11 limita a possibilidade de páginas de buscas ou sites relacionados a notícias de exibir trechos ou fotos. Ele exige que empresas como a Google paguem por licenças de seus links. Na prática, você não verá uma prévia de imagem em uma pesquisa, por exemplo.

Outro ponto controverso exige que empresas como YouTube e Facebook assumissem a responsabilidade por materiais protegidos por direitos autorais que fossem carregado em suas plataformas.

Críticos à reforma afirmam que canais podem ser apagados e que as empresas não teriam como se adaptar ao novo processo de checagem antecipada dos direitos autorais.

Por meio de sua conta no Twitter, o Google afirmou que a nova lei "continuará a gerar incerteza jurídica e prejudicará as economias criativas e digitais da Europa".

Com informações do Tecmundo.