Sepulturas e galerias subterrâneas milenares são descobertas com robôs no Peru

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 25/08/2018 às 9:32
Pequeno robô equipado com câmeras, usado pelos arqueólogos em Chavin de Huantar, 462 km ao norte de Lima (AFP PHOTO / Peruvian Ministry of Culture)
Pequeno robô equipado com câmeras, usado pelos arqueólogos em Chavin de Huantar, 462 km ao norte de Lima (AFP PHOTO / Peruvian Ministry of Culture) FOTO: Pequeno robô equipado com câmeras, usado pelos arqueólogos em Chavin de Huantar, 462 km ao norte de Lima (AFP PHOTO / Peruvian Ministry of Culture)

Com pequenos robôs equipados com microcâmeras, arqueólogos encontraram sepulturas de humanos e objetos de cerâmica da cultura Chavín, que floresceu entre os anos 1.300 e 550 antes de Cristo no atual Peru.

Três galerias e sepulturas foram descobertas nas últimas semanas na zona do Monumento Arqueológico Chavín de Huántar, na região de Áncash, 462 km ao norte de Lima, informou o Ministério da Cultura.

"Foram encontradas três novas galerias subterrâneas que apresentam as primeiras sepulturas de humanos encontradas da época chavín", disse em um comunicado. Esta é a descoberta "mais importante dos últimos 50 anos no Monumento Arqueológico Chavín de Huántar", acrescentou.

Leia mais

Pesca com redes começou há quase 30.000 anos, dizem arqueólogos

Estudo indica que Neandertal sabia fazer fogo

No local foram encontradas peças de cerâmica, utensílios, as sepulturas intactas de uma pessoa adulta, enterrada de bruços, e de uma criança de três anos. "As novas descobertas nos mostram um mundo de galerias que têm sua própria organização, com conteúdos distintos", disse à imprensa o arqueólogo americano John W. Rick, da Universidade de Stanford, que dirige esta pesquisa.

Rick explicou que no complexo de Chavín há 35 galerias construídas em distintos períodos e ainda restam dúzias delas por desenterrar. "A hipótese com que se vem trabalhando é que aparentemente o adulto teria sido sacrificado como parte do fechamento da galeria", disse o vice-ministro do Patrimônio Cultural, Luis Felipe Villacorta, ao jornal La República. Acrescentou que "aparentemente, estes lugares serviam para a preparação dos sacerdotes em tempos de Chavín".

Esqueleto humano encontrado em Chavin de Huantar (Peruvian Ministry of Culture / AFP) - Esqueleto humano encontrado em Chavin de Huantar (Peruvian Ministry of Culture / AFP)
Um dos robôs utilizados na exploração da caverna (Peruvian Ministry of Culture / AFP) - Um dos robôs utilizados na exploração da caverna (Peruvian Ministry of Culture / AFP)
Sítio arqueológico de Chavin de Huantar (Peruvian Ministry of Culture / AFP) - Sítio arqueológico de Chavin de Huantar (Peruvian Ministry of Culture / AFP)

Para a exploração, os arqueólogos usaram pequenos robôs com microcâmeras, que puderam entrar em lugares muitos pequenos e descobriram cavidades nos labirintos de Chavín. "A descoberta das galerias tem uma dupla particularidade. O uso de novas tecnologias que revelaram espaços que permaneceram fechados desde a época Chavín, e a riqueza da informação arqueológica", destacou Villacorta.

O Monumento Arqueológico Chavín de Huántar, que foi o centro administrativo e religioso da cultura chavín, é o primeiro grande centro religioso e de peregrinação da América do Sul. Em 1985 foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.