Uber lança 'botão do pânico' e outros recursos de segurança para o app

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 26/07/2018 às 13:49
Foto; AFP
Foto; AFP FOTO: Foto; AFP

A partir desta quinta-feira (26) usuários do Uber vão poder usar novas funcionalidades que pretendem dar mais segurança ao usuário. As ferramentas estarão disponíveis gradualmente para todos os usuários até 2 de agosto.

LEIA MAIS

» Uber agora permite uso de crédito pré-pago

» App que serve como botão de pânico vence hackathon da Uber no Recife

» Uber apresenta seus futuristas táxis voadores

Entre elas está uma espécie de "botão do pânico" que serve para o usuário ligar diretamente para a polícia em caso de emergêcia ou situação de risco. Com o acionamento deste botão, o usuário vai ser informado da localização atual e informações do veículo em que se encontra. Com isso, ele poderá compartilhar mais rapidamente com a polícia. A empresa aconselha os usuários a só utilizarem esta função quando ocorrerem casos de real emergência.

Foto: Divulgação / Uber

A Central de Segurança é outro recurso interessante disponibilizado pelo Uber: ele inclui as informações mais importantes sobre as funcionalidades de segurança oferecidas pelo aplicativo. código de conduta da Comunidade Uber, checagem de antecedentes criminais de motoristas parceiros, dicas gerais de segurança, atendimento ao usuário (24 horas por dia, sete dias por semana), seguro APP para acidentes pessoais, entre outros.

Já em Contatos de Confiança será possível compartilhar com mais facilidade as viagens pelo aplicativo com os contatos de preferência do usuário. Será possível adicionar até 5 contatos de confiança e, a partir deles, repassar os trajetos das viagens regularmente com apenas um toque.

Essa função também permite que o usuário receba alertas personalizados para não se esquecer de compartilhar as viagens e escolher entre enviar todas as viagens ou só as que ocorrerem à noite. A Uber diz que nos próximos meses as funções também serão adotadas no aplicativo dos motoristas parceiros.