Grande plataforma da 'dark web' é desmantelada na França

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 18/06/2018 às 9:40
Pixabay
Pixabay FOTO: Pixabay

Uma das maiores plataformas ilegais na França, onde acontecia tráfico de armas, drogas e documentos falsos em um fórum de 3 mil pessoas na "dark web", a internet escura, foi desmantelada, anunciou o governo neste sábado (16).

O fórum "Black Hand" (ou mão negra), ativo na parte da internet não acessível por meio dos motores de buscas, permitia há dois anos a venda de diversos produtos e serviços ilícitos (narcóticos, armas, documentos falsos, dados bancários roubados, etc), de acordo com um comunicado do ministro de Contas Públicas, Gérald Darmanin.

A principal administradora do portal e "várias outras pessoas foram detidas". Além disso, foram descobertos material informático e vários documentos de identidade falsificados na operação realizada na terça-feira passada.

Ela foi "a primeira deste tipo na França" e "mobilizou cerca de 40 agentes" da Direção Nacional de Inteligência e de Investigações Aduaneiras (DNRED, na sigla em francês), dedicada à luta contra a fraude na internet. Também foram apreendidos 4 mil euros em dinheiro e 25 mil euros em diversas moedas virtuais.

Investigadores conseguiram acessar o conteúdo do "Black Hand" e fazer uma apreensão maciça de dados. No sábado, quatro pessoas foram acusadas, após passarem 48 horas presas.

De acordo com as conclusões preliminares das investigações, mais de 3 mil pessoas estavam inscritas no fórum.