Dia dos Namorados: cuidado com golpe online que usa a marca O Boticário

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 08/06/2018 às 8:51
Psafe/Reprodução
Psafe/Reprodução FOTO: Psafe/Reprodução

Vai chegando o Dia dos Namorados, e o que todo mundo quer? Ganhar presente? Não. Dar um presente sem precisar gastar nada? SIM! E é contando com isso que os cibercriminosos estão espalhando via WhastApp o mais novo "golpe do brinde".

Como já aconteceu em outras vezes, os hackers se aproveitaram de uma marca famosa - O Boticário - para criar uma promoção falsa utilizando a linha de produto Glamour. A promessa é de um kit de perfume para a pessoa que responder a um questionário e compartilhar o link com amigos via aplicativo.

Segundo o pessoal do dfndr lab, laboratório da PSafe especializado em cibercrime, mais de 40 mil pessoas foram alertadas pelo aplicativo de segurança da empresa após clicarem na promoção falsa apenas nas últimas 24 horas.

Leia mais

[Artigo] – Por que os brasileiros continuam caindo em golpes na Internet?

Ao clicar no link malicioso, o usuário precisa responder três perguntas para ganhar o suposto kit de perfume. São elas: “Você gostaria de ganhar um kit masculino ou feminino?”; “O kit é para uso próprio ou presente para o namorado(a)?”; “Você indicaria nossa promoção para amigos ou familiares?”. Independentemente das respostas escolhidas, o usuário é encaminhado para uma página que solicita o compartilhamento da falsa promoção com 30 amigos ou grupos no WhatsApp. Ao final, o usuário é direcionado para realizar o download de um malware.

Para passar credibilidade e incentivar o compartilhamento, o link malicioso exibe comentários de falsos usuários que alegam terem recebido o benefício, como: “Maravilha… consegui pegar pra dar de presente”; “Presente da namorada garantido hehe”, “Minha mãe também conseguiu pegar os dois”.

“O número de pessoas que estão acessando essa promoção falsa está aumentando significativamente nas últimas horas. Isso porque, além do compartilhamento via aplicativo de mensagem solicitado ao final do questionário, o golpe está se espalhando por meio notificações via navegador (push notification) para pessoas que deram essa permissão prévia ao hacker em outros golpes realizados anteriormente” explica Emilio Simoni, Diretor do dfndr lab.

Nossa galeria de golpes:

Novo golpe no WhatsApp promete saque de FGTS inativo

Golpe que oferece falso cupom de desconto do Uber já afetou mais de 40 mil usuários

Alerta: cuidado com o teste “Qual Celebridade Você Se Parece?”

Páginas se passam por grandes varejistas para disseminar promoções falsas no Facebook

Promessa de alterar a cor do WhatsApp esconde golpe que já afetou mais de 1 milhão de usuários

Recém-lançado, recurso de chamada de vídeo no WhatsApp já é alvo de golpes

Alerta: não caia no golpe da McDonald’s no WhatsApp

“Veja quem visitou seu perfil” – Golpe do Facebook mudou e agora mira usuários do WhatsApp

Cuidado com o golpe do Burguer King no Whatsapp