É oficial: Microsoft compra GitHub por US$ 7,5 bilhões (e causa debandada de programadores para o GitLab)

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 04/06/2018 às 11:20
Chris Wanstrath (à esquerda), CEO e co-fundador da Github; Nat Friedman, vice-presidente corporativo da Microsoft, Developer Services; Satya Nadella, CEO da Microsoft; e Amy Hood, diretora financeira da Microsoft. (Divulgação)
Chris Wanstrath (à esquerda), CEO e co-fundador da Github; Nat Friedman, vice-presidente corporativo da Microsoft, Developer Services; Satya Nadella, CEO da Microsoft; e Amy Hood, diretora financeira da Microsoft. (Divulgação) FOTO: Chris Wanstrath (à esquerda), CEO e co-fundador da Github; Nat Friedman, vice-presidente corporativo da Microsoft, Developer Services; Satya Nadella, CEO da Microsoft; e Amy Hood, diretora financeira da Microsoft. (Divulgação)

A especulação nem demorou. Na manhã desta segunda (04) a Microsoft confirmou a compra do repositório de códigos-fonte open source GitHub, por US$ 7.5 bilhões. O anúncio foi feito no site da empresa, que ainda complementou que fará mudanças na plataforma voltada para desenvolvedores.

A movimentação já provocou uma reação. O GitLab - principal concorrente do GitHub - disse através da sua conta no Twitter que está observando um aumento de 10x na quantidade diária normal de repositórios. Através da tag #movingtogitlab, a empresa está dando as boas vindas aos novos usuários e oferecendo 75% de desconto nos planos Gold ou Ultimate por um ano.

https://twitter.com/gitlab/status/1003409836170547200

https://twitter.com/gitlab/status/1003514208124743680

"A Microsoft é uma empresa voltada ao desenvolvimento e, ao unir forças com o GitHub, fortalecemos nosso compromisso com a liberdade, a abertura e a inovação dos desenvolvedores", disse Satya Nadella, CEO da Microsoft, sobre a aquisição. "Reconhecemos a responsabilidade que assumimos com a comunidade com este acordo e faremos o nosso melhor para capacitar cada desenvolvedor a construir, inovar e resolver os desafios mais prementes do mundo", completou.

Sob os termos do contrato, a Microsoft adquirirá o GitHub por US $ 7,5 bilhões em ações da própria Microsoft. A aquisição deverá ser concluída até o final do ano e o GitHub operará de forma independente para fornecer uma plataforma aberta para desenvolvedores em todos os setores.

Open source

De acordo com a Microsoft, os desenvolvedores continuarão a poder usar as linguagens de programação, ferramentas e sistemas operacionais de sua escolha para seus projetos, "e ainda poderão implementar seu código em qualquer sistema operacional, qualquer nuvem e qualquer dispositivo".

O cargo de CEO da GitHub, que estava vago, será ocupado pelo vice-presidente corporativo da Microsoft, Nat Friedman, fundador da Xamarin e veterano de código aberto. O antigo diretor executivo da GitHub, Chris Wanstrath, se tornará um membro técnico da Microsoft, subordinado ao vice-presidente executivo Scott Guthrie, para trabalhar em iniciativas estratégicas de software.

Mais de 28 milhões de desenvolvedores colaboram no GitHub, que abriga mais de 85 milhões de repositórios de código usados ??por pessoas em quase todos os países. "A Microsoft está apostando tudo em código aberto. Estamos em uma jornada com open source, e hoje estamos ativos no ecossistema. Quando se trata de nosso compromisso com o código aberto, julgue-nos pelas ações que tomamos no passado recente, nossas ações hoje e no futuro", afirma Nadella.