Reportagem antiga sobre bloqueio no WhatsApp gera onda de boatos nas redes sociais

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 01/06/2018 às 9:29
whatsapp-bloqueado FOTO:

"A partir da meia-noite, o funcionamento do aplicativo WhatsApp estará bloqueado por 48h em todo País. A medida é resultado de uma determinação judicial para que todas as operadoras de telefonia suspendam o serviço".

A notícia acima é verdadeira e está sendo espalhada nas redes sociais. Saiu, inclusive, aqui no MundoBit. E no cenário de crise que o País se encontra neste momento - especialmente com a recente falta de abastecimento de combustíveis e, consequentemente, alimentos - pode ser a fagulha para um descontentamento ainda maior da população.

Mas o detalhe que os responsáveis pela viralização dessa notícia não se atentam (ou ignoram, o que é pior - pois aí já configura falha de caráter) é que essa decisão judicial de bloqueio do WhatsApp aconteceu em dezembro de 2015. Dois anos e meio atrás. E não teve nada a ver com greve de caminhoneiros, mas com um imbróglio entre a Justiça brasileira e o Facebook por causa de informações necessárias para uma investigação criminal.

Utilizar manchetes antigas para trazer caos para situações recentes é um truque antigo. O site Boatos.org, dedicado a desmentir informações falsas espalhadas pela internet, já tinha alertado sobre posts que davam conta de uma "paralisação do WhatsApp" para "dificultar a comunicação dos caminhoneiros". Aí você junta essa informação falsa com essa matéria - legítima - da Globo News de 16/12/2015, com o título "Justiça ordena bloqueio do WhatsApp por dois dias a partir de meia noite" (e o fato de que as pessoas não assistem ao vídeo) e o prato está feito.

Então pessoal, a situação já está complicada do jeito que está. Não vamos torná-la pior, ok?