Normas de proteção de dados deixam sites dos EUA inacessíveis na Europa

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 25/05/2018 às 9:33
AFP PHOTO / WANG ZHAO
AFP PHOTO / WANG ZHAO FOTO: AFP PHOTO / WANG ZHAO

Os internautas da União Europeia (UE) não conseguiam acessar várias páginas de jornais americanos, entre elas a do Los Angeles Times, nesta sexta-feira (25), dia em que entraram em vigor novas regras de proteção de dados mais rígidas na Europa.

"Infelizmente, nosso site está no momento indisponível na maioria dos países europeus", indicaram em suas versões digitais Los Angeles Times, Chicago Tribune, Baltimore Sun, ou Orlando Sentinel.

A mensagem acrescenta que esses jornais do grupo de imprensa Tronc se comprometem a buscar as opções e as "soluções técnicas" para poderem estar presentes no mercado da UE.

Outros jornais inacessíveis na Europa, como o Saint-Louis Post-Dispatch, ou o Arizona Daily Sun, mencionam explicitamente em suas páginas a entrada em vigor nesta sexta-feira do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) para justificar o bloqueio.

Segundo o RGPD, as grandes plataformas de Internet devem se assegurar de que têm o consentimento "livre, específico e informado" de seus usuários em relação ao uso de seus dados pessoais.