Internautas se dividem entre os que ouvem 'Yanny' ou 'Laurel'

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 17/05/2018 às 9:32
Yanny ou Laurel?
Yanny ou Laurel? FOTO: Yanny ou Laurel?

Uma palavra de duas sílabas está semeando a discórdia entre internautas de todo o mundo, dividindo-os em dois grupos: os que escutam "Yanny" e os que ouvem "Laurel".

O curto áudio foi publicado originalmente no Reddit por um estudante do Ensino Médio do estado americano da Geórgia, noticiou o New York Times nesta quarta-feira (16).

Este jovem de 18 anos, Roland Szabo, explicou que depois de baixar a palavra aparentemente inocente de uma página de vocabulário, ficou intrigado sobre o motivo de as pessoas do seu entorno escutarem coisas diferentes. Publicado posteriormente no Instagram por um de seus amigos em forma de enquete, o registro viralizou na Internet.

E os comentários de alguns famosos causaram frenesi: "É Yanny", decretou o escritor Stephen King em um tuíte lacônico. "É claramente Laurel", opinou a modelo Chrissy Teigen, "não consigo entender como alguém pode ouvir Yanny".

O aspecto mais surpreendente do debate, que ultrapassou as fronteiras dos Estados Unidos, é que a maioria dos ouvintes entende, sem sombra de dúvidas, "Yanny" ou "Laurel", e apenas alguns hesitam.

Uma pesquisa rápida, e não representativa, no escritório da AFP em Washington resultou em: Yanny 17 (9 anglófonos e 8 francófonos), Laurel 14 (6 e 8), e 3 entre os dois. Mas entre os hispanófonos, Yanny teve um resultado esmagador. Há três anos, um debate semelhante tomou conta da Internet ao dividir os usuários sobre a foto de um vestido que algumas pessoas viam branco e dourado, e outras preto e azul.

A palavra da discórdia auditiva pode ser ouvida no link a seguir, publicado por um usuário do Twitter:

https://twitter.com/CloeCouture/status/996218489831473152