[Labora e Labsonica] - Oi Futuro inaugura laboratórios de inovação social e experimentação sonora

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 26/04/2018 às 12:47
Entrada do Lab Oi Futuro. Foto: Renato Mota/MundoBit
Entrada do Lab Oi Futuro. Foto: Renato Mota/MundoBit FOTO: Entrada do Lab Oi Futuro. Foto: Renato Mota/MundoBit

RIO DE JANEIRO* - O Labora e o LabSonica já existem enquanto iniciativas de aceleração de projetos sociais inovadores e laboratório de experiências sonoras - respectivamente - da Oi Futuro. Mas, a partir desta quinta (26), elas ganham um espaço físico, que estará à disposição de artistas, realizadores e empreendedores sociais de todo País, selecionados por meio de editais públicos para tirarem seus projetos do papel ou potencializarem iniciativas já existentes.

Lab Oi Futuro ocupa um andar inteiro no prédio administrativo do instituto Oi Futuro, na Rua Dois de Dezembro, no Rio de Janeiro. Com mais de 500 m², o local conta com 28 posições de trabalho com suporte de telecomunicações, um estúdio de som e imagem com projeto assinado pelo produtor musical Rodrigo Vidal e o engenheiro de gravação Carlos Duttweller, entre outros recursos.

"“Em 2017, lançamos o Labora, nosso laboratório de Inovação Social, apostando no empreendedorismo e na inovação para impulsionar iniciativas sustentáveis e escaláveis de transformação social", diz Carla Uller, gerente executiva de Inovação Social do Oi Futuro. "Ao inaugurarmos nosso espaço físico agora, estamos estimulando também a articulação de redes colaborativas de empreendedores para gerar soluções inovadoras para a sociedade”, completa.

A inauguração do espaço já vem também com dois anúncios: uma parceria entre o Labora e a  Startup Farm e uma chamada de residência para artistas no LabSonica. O programa Ahead | Labora Oi Futuro vai selecionar até dez startups de impacto social para serem aceleradas em etapas presenciais no Rio e também a distância. Empreendedores de todo o Brasil podem se inscrever até 23 de maio pelo site www.startup.farm/aceleracao.

Alan Leite, CEO da Startup Farm

O programa busca negócios que tenham em seu produto ou serviço uma solução que ajude a resolver grandes problemas da nossa sociedade. Serão aceitos negócios que atuem em qualquer mercado e, preferencialmente, que façam uso inovador da tecnologia. "Negócios só fazem sucesso se o ambiente está formado. Por isso é muito importante essa colaboração com o Labora, como também que os atores desse mercado estejam próximos", afirma Alan Leite, CEO  da Startup Farm. 

O Labora/Oi Futuro e a StartUp Farm terão atenção especial aos seguintes temas: segurança; saúde; educação; habitação; mobilidade; meio ambiente; alimentação acessível e saudável; acesso à informação e combate a fake news; geração de emprego e renda; e soluções financeiras para classes C, D e E. O programa dura seis meses e somente as cinco primeiras semanas são presenciais no Rio de Janeiro - o restante pode ser feito à distância. 

“Esse edital é uma combinação muito interessante da expertise da StartUp Farm em aceleração de negócios com potencial disruptivo com a bagagem de 17 anos de investimento social do Oi Futuro” diz Carla Uller, gerente executiva de Inovação Social do Oi Futuro. Apenas em um ano, a partir de sua fundação, o Labora ajudou a fortelecer 25 organizações e negócios de diferentes perfis por meio de dois programas de aceleração, executados em parceria com o Yunus Negócios Sociais e com o Instituto Ekloos.

Estúdio do LabSonica

Experimentação sonora

Para as vagas de residência artística no LabSonica, o Oi Futuro vai receber as inscrições dos candidatos às dez vagas até o dia 15 de junho. A residência - batizada de ARTSONICA - será realizada entre julho de 2018 e maio de 2019A cada oito semanas, dois artistas terão acesso aos equipamentos do LabSonica e a mentores escolhidos para orientar o desenvolvimento de seus projetos.

Com foco nas artes visuais em diálogo com áreas afins - como música, literatura, artes cênicas e artes urbanas – e também novas vias de criação, entre elas moda, design, games e gastronomia, o programa terá bolsas que variam entre R$ 20 mil e R$ 40 mil, dependendo das características das propostas. O valor de cada bolsa deverá cobrir todos os custos da residência, incluindo cachês, matérias-primas e gastos com estadia no Rio, entre outros.