CESAR School - Curso ensina a extrair informações valiosas de dados digitais

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 20/04/2018 às 15:06
Alcione Ferreira/Cesar
Alcione Ferreira/Cesar FOTO: Alcione Ferreira/Cesar

Engenharia de Minas? Petróleo e Gás? Isso é coisa do passado. A onda agora é minerar dados!

Desculpem a referência aos funks das antigas, e especialmente ao pessoal de engenharia de Minas e de Petróleo e Gás. Mas, de fato, dados se tornaram um dos recursos mais valiosos do mundo (ou "o recurso mais valioso", segundo a revista londrina 'The Economist'). Mas assim como acontece nas já citadas minas e fontes de petróleo, extrair valor disso não é fácil - ainda mais considerando que  2,5 quintilhões de bytes são gerados a cada dia.

De olho nessa tendência, o povo da CESAR School se juntou com a galera da In Loco e abriu inscrições para o curso de extensão em Data Engineering, com o objetivo ajudar profissionais a desenvolver as habilidades necessárias para extrair valores dos dados, além de fornecer insights que impactem em seus resultados. As aulas começam no dia 11 de maio.

"As mais valiosas empresas do mundo têm seus serviços baseados na coleta e no processamento de dados. Eles são a matéria-prima usada para compreender os hábitos, gostos e interesses de clusters de consumidores, direcionando propagandas de forma assertiva e entregando valor às pessoas", explica Paulo Urbano, coordenador do curso, mestre em Sistemas Embarcados e Aplicações Distribuídas pela Universität Stuttgart, Alemanha, e especialização em Data Science pela Johns Hopkins University/Coursera.

Mão na massa

A proposta do curso é fazer com que os participantes conheçam na prática os aspectos da Data Engineering e de Big Data para que, ao final, estejam aptos para desenvolver soluções de processamento e análise de dados. Por isso a parceria com a In Loco é estratégica, já que a empresa trabalha com geolocalização para oferecer soluções para marketing e aplicativos.

“Com o rastro digital deixado por grupos de consumidores, conseguimos juntar os dados para entender seu comportamento no mundo físico e impactá-los com a mensagem da marca no melhor contexto”, afirma Eduardo Martins, Chief Marketing Officer da In Loco. “Tudo isso é feito com uma tecnologia muito precisa, que coleta dados e transforma em inteligência. Com um detalhe importante: respeito absoluto à privacidade do consumidor”, afirma Martins.

“Como se percebe, o potencial para o uso de dados é muito grande, mas o profissional precisa ter conhecimento de tecnologia e de negócio para aplicá-lo de forma eficiente”, completa Macêdo.

O público-alvo da capacitação são pessoas com interesse em coleta, armazenamento e processamento de dados de larga escala - entre eles engenheiros de software, arquitetos de soluções e analistas de infraestrutura de dados. Para participar não é exigida graduação, apenas experiência na área. São necessárias, porém, experiência em programação e conhecimentos básico na linguagem Python e no ambiente Linux servidor para acompanhar o curso e desenvolver suas atividades.

Serviço:
Curso de Extensão em Data Engineering
Local das aulas: CESAR School: Cais do Apolo, 77
Inscrições: https://www.cesar.school/
Início das aulas: 11 de Maio de 2018
Investimento: R$2.890,00