Atualização no WhatsApp permite baixar novamente arquivos deletados

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 16/04/2018 às 13:51
ARivera/Pixabay
ARivera/Pixabay FOTO: ARivera/Pixabay

No WhatsApp, funciona assim: você recebe um arquivo de um contato (foto ou vídeo) e baixa para o seu smartphone. Mas se você por acaso apagar o arquivo da memória do seu aparelho, aquele download fica indisponível no aplicativo.

Porém, uma atualização na versão Android do app (entre as versões 2.18.106 e 2.18.110) agora possibilita que envios deletados do smartphone possam ser baixados novamente - desde que a mensagem original do envio também não tenha sido apagada. Essa dica veio do pessoal da WABetaInfo.

Essa mudança representa uma alteração na forma como os servidores do WhatsApp lidavam com esses anexos de uma forma geral. Por exemplo: um arquivo enviado, mas não baixado, ficava disponível nos servidores por até 30 dias. Depois desse prazo, o próprio WhatsApp apagava o envio, e você teria que pedir ao seu contato para fazer um novo upload.

Leia mais

WhatsApp ganhará etiquetas para organizar conversas

WhatsApp libera opção de gravar áudios sem precisar ficar com o dedo na tela

Mas recentemente isso mudou: o WhatsApp não apaga mais o arquivo, inclusive de mensagens mais antigas do que um mês (o site chegou a testar com arquivos com dois e até três meses atrás). O procedimento pode dar erro algumas vezes, mas eventualmente funciona.

Entretanto, envios feitos no ano passado estão definitivamente perdidos nos servidores do aplicativo.

O pessoal do WABetaInfo garante, entretanto, que apesar de ainda estarem gravados nos servidores, os arquivos contam com a criptografia de ponta a ponta, portanto seguros. Por isso que é imporante que a mensagem de envio não seja apagada, já que são as chaves que estão nos smartrphones de envio e de recebimento que abrem os arquivos.

Por enquanto, a novidade ainda não chegou aos aparelhos com iOS.