As melhores frases de Stephen Hawking

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 14/03/2018 às 6:55
Foto: AFP
Foto: AFP FOTO: Foto: AFP

O astrofísico britânico Stephen Hawking, que faleceu nesta quarta-feira aos 76 anos, conquistou tanta popularidade que sua opinião sobre qualquer tema era objeto de atenção.

A seguir, algumas de suas melhores frases:

- "Somos apenas uma estirpe avançada de macacos em um planeta menor de uma estrela muito comum. Mas podemos entender o universo. Isto nos torna muito especiais". (Entrevista à revista alemã Der Spiegel, 1988)

- "Minhas expectativas se reduziram a zero quando tinha 21 anos. O restante foi um presente". (Entrevista ao New York Times, dezembro de 2004)

- "Acredito que o desenvolvimento pleno da inteligência artificial poderia significar o fim da raça humana". (Entrevista à BBC, 2014)

- "Vivo com a perspectiva de uma morte precoce há 49 anos. Não tenho medo de morrer, mas também não tenho pressa". (Entrevista ao jornal britânico The Guardian, maio de 2011)

- "Ninguém pode resistir à ideia de um gênio aleijado". (Entrevista à revista americana Time, setembro de 1993)

- "Pessoas que se vangloriam de seu QI são perdedoras". (Entrevista ao New York Times, dezembro de 2004)

Leia mais

Stephen Hawking, o cientista mais popular desde Einstein

- "Se os extraterrestres nos visitarem algum dia, acredito que o resultado será parecido a quando Cristóvão Colombo desembarcou na América, um resultado nada positivo para os nativos". (Documentário "Into the Universe", The Discovery Channel, 2010)

- "A cruz de minha celebridade é que não posso ir a lugar algum sem ser reconhecido. Não basta colocar óculos escuros e uma peruca. A cadeira de rodas me entrega". (Entrevista a um canal de TV israelense, 2006)

- "Encontrar a resposta para isto seria o grande triunfo da razão humana, porque então conheceríamos a mente de Deus". (Sobre o motivo da existência do universo, em seu livro "Uma Breve História do Tempo", 1988).

- "Há uma diferença fundamental entre a religião, que se baseia na autoridade, e a ciência, que se baseia na observação e na razão. A ciência vencerá, porque funciona". (Entrevista ao canal americano ABC, junho de 2010).