"Perfumathon" movimentou o Recife

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 07/03/2018 às 10:43
Jean Bueno, gerente da categoria de perfumaria do Boticário (Divulgação)
Jean Bueno, gerente da categoria de perfumaria do Boticário (Divulgação) FOTO: Jean Bueno, gerente da categoria de perfumaria do Boticário (Divulgação)

Um grupo multidisciplinar, que se junta num fim de semana para (numa maratona de inovação) desenvolver um novo perfume - não só o aroma, mas design da embalagem e proposta de marketing. Esse foi o desafio proposto pela Boticário no Perfumathon, um hackathon realizado no último fim de semana, no Recife.

A competição envolveu dez equipes na Impact Hub Recife, que fica no Paço Alfândega, Bairro do Recife. Ao longo de três dias, os participantes - seis em cada equipe - tiveram que criar um produto inovador que mude o atual modelo de negócios.

"Dentro da empresa buscamos fazer inovação de maneira diferente e trazer novos olhares", explica o gerente da categoria de perfumaria do Boticário, Jean Bueno. "A inspiração para um novo produto pode vir de diferentes lugares - e também de pessoas com perfil diferenciado. Por isso usamos esse modelo de hackathon, de trabalho colaborativo (usado principalmente para TI) para colocar pessoas de perfis diferentes, que muitas vezes não estão dentro do negócio, para criar alguma coisa".

A maratona de perfumaria reuniu estudantes e profissionais de marketing, design e business que buscaram inovação em empreendimentos no setor perfumaria. O evento ainda contou com palestras e workshops com profissionais do mercado, que além de auxiliar, também fizeram a monitoria dos participantes.

 

Esse foi o segundo evento de inovação da marca - o primeiro foi realizado em Curitiba, na sede da empresa. "Trouxemos o evento para a região mais importante na nossa estratégia, e Recife foi escolhida por ser uma capital inovadora. Foi o primeiro hackathon voltado para perfumaria do mundo", garante Bueno.

60 pessoas participaram da atividade (10 grupos de 6 pessoas), e as três melhores ideias levaram uma premiação em dinheiro, além da possibilidade de levar o projeto para a equipe do Boticário desenvolver.