BlackBerry processa Facebook por violação de patentes

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 07/03/2018 às 10:57
AFP PHOTO / LOIC VENANCE
AFP PHOTO / LOIC VENANCE FOTO: AFP PHOTO / LOIC VENANCE

BlackBerry, grupo canadense de softwares de telecomunicações,  apresentou uma ação judicial contra o Facebook por violar suas patentes. A empresa acusa a rede social americana de violar suas patentes na codificação de mensagens e notificações.

A companhia canadense quer obter uma ordem judicial contra o Facebook, bem como uma compensação pelas perdas sofridas, embora não tenha especificado um valor.

"Respeitamos muito o Facebook e a importância que ele dá às capacidades de mensagens eletrônicas, algumas das quais foram inventadas pela BlackBerry", afirmou a porta-voz da empresa canadense, Sarah McKinney, em um comunicado. "No entanto, temos bases para afirmar que o Facebook violou nossa propriedade intelectual e, depois de muitos anos de diálogo, também temos a obrigação de que nossos acionistas usem os recursos legais apropriados", acrescentou.

A rede social dos Estados Unidos negou à AFP essas acusações, dizendo que "infelizmente refletem o estado do negócio de mensagens" do grupo canadense. "Depois de parar de inovar, a BlackBerry está agora tentando taxar a inovação dos outros. Temos a intenção de lutar", disse Paul Grewal, vice-diretor do departamento jurídico do Facebook.

Depois de abandonar a fabricação de telefones, a empresa se concentrou em softwares de segurança e assistência a empresas e governos.