Google remove botão "Ver Imagem" da busca por imagens

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 16/02/2018 às 15:23
Reprodução/Internet
Reprodução/Internet FOTO: Reprodução/Internet

Como parte do acordo entre a Google e o banco de imagens Getty Images, o buscador removeu o botão "Ver Imagem" da sua busca por fotos. Agora, ao clicar numa imagem depois de uma busca no Google, o usuário só tem as opções de "Visitar", "Salvar", "Ver itens salvos" e "Compartilhar".

De acordo com a empresa, as mudanças foram projetadas "para encontrar um equilíbrio entre atender as necessidades dos usuários e as preocupações dos editores, ambas as partes interessadas e que valorizamos". A bronca de sites como o Getty Images com o botão "Ver Imagem" é que ele dava acesso fácil a fotos de alta resolução sem que o internauta precisasse visitar a fonte do arquivo.

Para os sites que vendem essas fotos, esse acesso era um tipo de pirataria endossada pelo buscador. "Em última análise, o Google Images é uma maneira para as pessoas descobrirem informações nos casos em que a navegação de imagens é uma experiência melhor do que o texto. Ter um único botão que leva as pessoas a informações sobre a imagem [dentro do seu contexto] é bom para usuários, editores da web e detentores de direitos autorais", afirma o Google em seu comunicado.

Via Endgadget