Facebook desacelera e deve perder milhões de usuários em 2018, principalmente entre os jovens

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 15/02/2018 às 11:34
Foto: AFP
Foto: AFP FOTO: Foto: AFP

Apesar de ainda crescer em número de usuários anualmente, o Facebook estará enfrentando uma forte desaceleração este ano. De acordo com a consultoria eMarketer, a rede social atingirá 169,5 milhões de usuários nos EUA em 2018, , um pouco menos de 1% em relação a 2017.

Boa parte desse montante são de usuários com mais de 24 anos, já que a adoção do Facebook entre os mais jovens está enfrentando uma forte queda. Usuários com menos de 11 anos devem diminuir cerca de 9,3% na rede, e os internautas entre 12 e 17 anos, e de 18 a 24, cairão 5,6% e 5,8%, respectivamente. A eMarketer estima que o Facebook perderá 2 milhões de usuários com idades maiores de 24 anos este ano.

Em outros tempos, a empresa via esses usuários migrando para o Instagram, que também faz parte do mesmo grupo. Porém, a rede social de fotos não deverá absorver todo esse público, que provavelmente adotará o rival Snapchat como plataforma preferida. Enquanto o primeiro deve ganhar 1,6 milhão de usuários com idades maiores de 24 anos, o segundo poderá ver um acréscimo de 1,9 milhão de usuários nesse grupo etário.

Desse modo, o Snapchat continuará sendo mais popular entre os jovens de 12 a 24 anos, mas o Instagram ainda é a maior rede de um modo geral, com 104,7 milhões de contas em 2018, um aumento de 13,1% - contra 9,3% do Snapchat, passando para 86,5 milhões. "A Snapchat pode eventualmente experimentar mais crescimento entre grupos mais velhos, já que está redesenhando sua plataforma para ser mais fácil de usar", acredita a analista da eMarketer, Debra Aho Williamson.

"A questão será se os usuários mais jovens ainda acharão o Snapchat legal se seus pais e avós estiverem lá. Essa é a situação em que o Facebook se encontra agora", completa.