Clima extremo aumentará mesmo que se cumpra acordo de Paris, diz estudo

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 15/02/2018 às 16:30
AFP PHOTO / DAVID MCNEW
AFP PHOTO / DAVID MCNEW FOTO: AFP PHOTO / DAVID MCNEW

O risco de condições climáticas extremas, como ondas de calor, inundações e secas, aumentará significativamente inclusive se os compromissos do acordo climático de Paris de 2015 forem cumpridos, alertou um estudo publicado na revista Science Advances.

O trabalho analisa a probabilidade de episódios de calor, períodos secos e excesso de chuvas nos próximos anos, fenômenos agravados pelo aquecimento global e pelo aumento do nível do mar.

As consequências nefastas das mudanças climáticas já estão se tornando evidentes. O ano de 2017 registrou um novo recorde, como o ano mais caro da história em termos de furacões, incêndios, inundações, secas e outros eventos extremos, com um custo total de 306 bilhões de dólares.

"Estes custos crescentes são um dos muitos sinais de que não estamos preparados para o clima atual, e muito menos para outro grau de aquecimento global", disse o autor principal do estudo, Noah Diffenbaugh, pesquisador do Instituto de Meio Ambiente de Stanford Woods. Está previsto que os compromissos individuais de mais de 190 países sob o acordo de Paris limitarão o aquecimento do planeta a entre 2 e 3 graus Celsius.

Leia mais

Alta do nível dos mares está se acelerando, diz estudo

Mudança climática, o fenômeno que acabou com as reservas mundiais de água

Mas é "provável" que esse nível de aquecimento "leve a aumentos substanciais e generalizados na probabilidade de eventos extremos sem precedentes na história", disse o estudo dirigido por pesquisadores das universidades de Stanford, Columbia e Dartmouth College. Com os compromissos atuais, as ondas de calor são mais de cinco vezes mais prováveis em metade da Europa e um quarto da Ásia.

As fortes chuvas são três vezes mais prováveis em mais de um terço da América do Norte, Europa e Ásia oriental. O acordo de Paris aspira a mudanças mais profundas, que reduziriam o aquecimento a 1,5 °C. Esse cenário limitaria mas não eliminaria o risco de condições climáticas extremas, segundo o relatório.

Diffenbaugh esclareceu que cumprir os objetivos "aspiracionais" faria a diferença. "Ao mesmo tempo, inclusive se esses objetivos forem alcançados, ainda viveremos em um clima que tem uma probabilidade substancialmente maior de eventos sem precedentes que o que temos agora", disse.