Governo Trump quer que Estação Espacial seja privatizada

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 12/02/2018 às 11:59
AFP PHOTO / NASA
AFP PHOTO / NASA FOTO: AFP PHOTO / NASA

A Casa Branca deseja que a Estação Espacial Internacional (ISS) seja transformada em uma empresa privada, segundo revelou neste domingo The Washington Post.

O objetivo seria privatizar a ISS, em órbita terrestre, que é dirigida pela agência espacial americana e desenvolvida de maneira conjunta com a agência espacial russa.

Esta base é utilizada por uma tripulação internacional - especialmente em colaboração das agências espaciais europeia, japonesa e canadense - para desenvolver a pesquisa científica do universo espacial.

"A decisão de acabar com o apoio federal direto para a ISS em 2025 não significa que a plataforma será retirada da órbita nesse momento, é possível que a indústria possa continuar a operar elementos ou capacidades da ISS no âmbito de uma futura plataforma comercial", de acordo com um documento interno da NASA ao qual o jornal teve acesso.

"A NASA desenvolverá suas parcerias comerciais e internacionais ao longo dos próximos sete anos para garantir a presença e o acesso contínuo de seres humanos à órbita terrestre baixa", aponta o documento.

O governo americano incluirá em seu orçamento de 2019, que planeja revelar na segunda-feira, 150 milhões de dólares "para permitir o desenvolvimento e amadurecimento de entidades e capacidades comerciais que garantam que as pessoas que assumem a ISS sejam operacionais". Para garantir a transição, a Casa Branca planeja solicitar uma "análise do mercado e planos de desenvolvimento" ao setor privado.

Desde a presidência de George W. Bush (2001-2009), a NASA começou a terceirizar certas operações, como voos de abastecimento, agora nas mãos de empresas privadas, como SpaceX e Orbital ATK. Essa tendência foi acentuada com o governo de Barack Obama (2009-2017).