Apple é investigada nos EUA por desacelerar iPhones

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 31/01/2018 às 4:11
NICOLAS ASFOURI / AFP
NICOLAS ASFOURI / AFP FOTO: NICOLAS ASFOURI / AFP

O Departamento de Justiça e a SEC (reguladora da bolsa americana) estão investigando se a Apple tornou mais lento de propósito o funcionamento de modelos anteriores do iPhone, informou a agência Bloomberg.

Em dezembro, a empresa admitiu que modificou os programas de alguns modelos de iPhone (iPhones 6, 6S, SE e 7) para impedir que parassem de funcionar de repente, algo que pode ocorrer quando as baterias começam a dar sinais de envelhecimento.

Leia mais

Apple oferece desconto na troca da bateria como compensação por reduzir a performance de iPhones

Para trocar a bateria do iPhone no Recife, é preciso desapego

A investigação busca determinar se o grupo advertiu de maneira clara seus usuários sobre os efeitos concretos desta intervenção, ou seja, a desaceleração dos aparelhos.  A Apple não respondeu nesta terça-feira os pedidos de comentário da AFP, e a SEC e o Departamento de Justiça se negaram a comentar o assunto.

Em 5 de janeiro, a justiça francesa abriu uma investigação contra a Apple por "obsolescência programada", depois de que grupos de usuários acusaram a companhia de ter ocultado a modificação nos aparelhos e de ter feito isso com o objetivo de impulsar as vendas de seus modelos mais recentes.

O grupo é alvo de processos similares nos Estados Unidos.