Assange pede à Justiça britânica que retire mandado de prisão

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 26/01/2018 às 9:59
Julian Assange na embaixada do Equador em Londres (Foto: Leon NEAL / AFP)
Julian Assange na embaixada do Equador em Londres (Foto: Leon NEAL / AFP) FOTO: Julian Assange na embaixada do Equador em Londres (Foto: Leon NEAL / AFP)

A Justiça britânica estudava nesta sexta-feira (26) o pedido de Julian Assange para que retire o mandado de prisão contra ele emitido quando buscou abrigo na embaixada equatoriana há mais de cinco anos.

Os advogados de Assange argumentam que a ordem perdeu seu sentido depois que a Suécia anunciou que abandonaria a investigação por estupro que pesava contra ele. A corte de magistrados de Westminster, em Londres, ficará em audiência durante todo dia e poderá ter uma decisão em breve, disse a Procuradoria à AFP.

Leia mais

Equador e Reino Unido buscam acordo que proteja vida de Assange, diz Moreno

Presidente equatoriano diz que Assange é um ‘problema’

O mandado de prisão europeu foi retirado após a decisão da Justiça sueca, mas o britânico continua de pé por ter violado os termos de sua liberdade condicional quando entrou na embaixada equatoriana para evitar sua extradição.

Assange temia que a extradição para a Suécia fosse apenas uma escala para seu destino final, os Estados Unidos, em função dos vazamentos de documentos secretos na plataforma WikiLeaks.