WhatsApp lança versão do aplicativo voltada para empresas

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 18/01/2018 às 16:47
WhatsApp Business
WhatsApp Business FOTO: WhatsApp Business

Não é de hoje que o WhatsApp é utilizado para facilitar a comunicação entre empresas e clientes - mas isso é feito de maneira informal e direta entre as duas partes. Ou melhor, "era".

Foi lançado hoje o WhatsApp Business, uma versão do mensageiro mais popular do Brasil voltada para o uso comercial. A ideia é que empresas possam responder aos seus clientes, separando mensagens pessoais das comerciais, e que também tenham uma presença oficial dentro da comunidade do app.

O novo aplicativo possui uma série de funcionalidades que o diferenciam do WhatsApp tradicional. O "Perfil", por exemplo, terá informações úteis, como uma descrição comercial, e-mail, endereço físico e website. O WhatsApp Business contará ainda com ferramentas de mensagens que permitirão programar respostas rápidas para as perguntas mais freqüentes, mensagens de saudação para apresentar sua empresa aos seus clientes e as mensagens de ausência para que seus clientes saibam quando você estiver ocupado.

As contas comerciais serão diferenciadas das pessoais dentro da lista de contatos dos usuários (inclusive com a possibilidade de criação de contas "confirmadas", através da verificação do número do telefone da empresa). Elas terão ainda acesso às estatísticas de mensagens, com análise de métricas simples - como por exemplo o número de mensagens que foram lidas, e entender o que está funcionando para sua empresa.

O WhatsApp Business também é compatível com a versão Web do aplicativo.

Leia mais

WhatsApp – 75 bilhões de mensagens trocadas durante a véspera de Ano

WhatsApp encerrará suporte para Windows Phone 8, BlackBerry e iOS 6

Para o usuário comum, não há necessidade de baixar nenhum programa adicional para se comunicar com as empresas. De acordo com o WhatsApp, eles também "continuarão a ter controle total sobre as mensagens que recebem, com a opção de bloquear qualquer número, incluindo os de empresas, bem como reportar spam".

"Mais de 80% das pequenas empresas na Índia e no Brasil afirmam que o WhatsApp hoje, os ajuda na comunicação com seus clientes e com o crescimento de seus negócios - (fonte: estudo Morning Consult) - e com o WhatsApp Business, as pessoas poderão entrar em contato com as empresas facilmente, de forma rápida e simples", afirma a empresa no comunicado oficial de lançamento.

WhatsApp Business já está disponível na Google Play na Indonésia, Itália, México, Reino Unido e EUA. O aplicativo será lançado no mundo todo nas próximas semanas.