Músculo humano é desenvolvido a partir de células-tronco em laboratório

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 13/01/2018 às 13:58
Ryddragyn / Wikipedia Commons
Ryddragyn / Wikipedia Commons FOTO: Ryddragyn / Wikipedia Commons

Um músculo humano foi desenvolvido a partir de células-tronco em laboratório, em um avanço promissor para os afetados por doenças musculares degenerativas, disseram pesquisadores da Universidade Duke, na Carolina do Norte.

Os cientistas afirmam ter sido os primeiros a conseguir essa façanha usando células de pele ou sangue adultas que foram "reprogramadas" em um estado juvenil e versátil.

Estas células são chamadas de "células-tronco pluripotentes induzidas" (iPS). Como as células-tronco que ocorrem naturalmente encontradas em embriões, elas podem se tornar qualquer outro tipo de células humanas. Nesse caso, as iPS foram convertidas em células musculares esqueléticas, que cresceram e se tornaram um "músculo esquelético humano funcional", informou a equipe na revista científica Nature Communications.

"Foram necessários anos de tentativa e erro (...) para finalmente produzir músculos humanos funcionais a partir de células-tronco pluripotentes", disse o coautor do estudo Lingjun Rao. O tecido se contraiu e reagiu a estímulos externos, como pulsos elétricos ou sinais químicos, disse a equipe.

Os pesquisadores também implantaram as fibras musculares em camundongos adultos, onde elas sobreviveram e funcionaram durante pelo menos três semanas, embora não fossem "tão fortes" quanto o tecido natural. A equipe espera que sua técnica permita que os cientistas desenvolvam "uma quantidade infinita" de músculos funcionais em laboratório para testar medicamento e tratamentos genéticos para doenças musculares degenerativas.