publicidade
12/01/18
Yamaha MOTOROiD (Ethan Miller/Getty Images/AFP)
Yamaha MOTOROiD (Ethan Miller/Getty Images/AFP)

Yamaha apresenta no CES de Las Vegas sua ‘moto do futuro’

12 / jan
Publicado por Renato Mota em CES 2018 às 8:57

A fabricante japonesa Yamaha apresentou no salão eletrônico CES de Las Vegas a moto do futuro, cujo principal objetivo será interagir com o piloto para garantir sua segurança.

Este protótipo de moto elétrica foi exibida durante uma demonstração de sua capacidade para se manter de pé enquanto um de seus designers, Kinji Asamura, tentava fazê-la cair.

“A motocicleta é do passado, a ‘Motoroid’ é o futuro”, assegurou à AFP o porta-voz da Yamaha, John Boreland, durante a maior exposição tecnológica do mundo. “O objetivo é ver quais lições podemos aprender para conectar mais eficazmente a máquina ao ser humano”, destacou.

Leia mais
Nova mala autônoma desloca mala pesada para o dono
Novos robôs ‘emocionais’ buscam ler sentimentos humanos

A Yamaha ainda não testou seu protótipo com um piloto humano. Por enquanto, fez testes com um robô capaz de dirigir uma moto a mais de 200 km/h.

Mas as conclusões tiradas permitem estabelecer que “os seres humanos reagem muito mais rápido”, destacou o porta-voz da fabricante japonesa. A “Motoroid” também vela pela segurança de seu piloto. Pequenas asas instaladas na parte de trás do assento foram projetadas para proteger o motorista quando aumenta a velocidade, para que se assegure estar em uma boa posição e confiante a nível psicológico, explicou Boreland.

“Em algum momento, tudo irá se misturar e você será parte da moto e a moto tomará as decisões por você”, afirmou.

A Yamaha Motoroid (David Becker/Getty Images/AFP)


FECHAR