Pesquisadores do CIn-UFPE criam guia para desenvolvimento de aplicações móveis acessíveis

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 12/01/2018 às 14:05
Reprodução/Internet
Reprodução/Internet FOTO: Reprodução/Internet

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), "mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo convivem com alguma forma de deficiência" - isso corresponde a 15% da população mundial. Ainda: entre 110 milhões (2,2%) e 190 milhões (3,8%) de pessoas com 15 anos ou mais têm grandes dificuldades ligadas as suas funções motoras.

É uma população que, em muitos casos, acaba sendo excluída digitalmente - uma vez que boa parte dos aparelhos ou aplicativos não são desenvolvidos levando em consideração suas limitações.

Pensando nesse público (e em como essa demanda é necessária para que uma empresa se mantenha com diferencial competitivo no mercado) um grupo de pesquisadores do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn-UFPE) em com o SIDI – Samsung Instituto de Desenvolvimento para a Informática criou um guia de acessibilidade para visando auxiliar no desenvolvimento de aplicações móveis que sejam inclusivas e que permitam ser utilizadas por qualquer cidadão, portador ou não de alguma deficiência.

Leia mais

Recife recebe Encontro Nacional de Profissionais de TI com Deficiência Visual

Escada com molas ajuda idosos na subida

 apresenta conceitos úteis para cada etapa da criação de um software. De maneira didática, o material ajuda a definir tamanho e disposição dos textos e ícones na tela, a interação entre o usuário e a aplicação, o gerenciamento de conteúdo de áudio e como avaliar a eficiência dessas ferramentas de acessibilidade, etre outras informações.

A criação do guia surgiu a partir de pesquisa na literatura científica (foram analisados 247 artigos científicos) e de entrevistas com pessoas com deficiência motora, auditiva e visual (total e parcial) com o objetivo de entender o contexto deste público (cerca de 24% da população brasileira, segundo o censo 2010 do IBGE). “Esse público demanda especificidades na elaboração de projetos que melhorem sua qualidade de vida e somente um grande trabalho de pesquisa pode sustentar esse trabalho. O acesso digital é um excelente meio de inicia-los”, explica Carla Nascimento, pesquisadora do Projeto Samsung/CIn que gerenciou esta iniciativa.

PARA TODOS

Um aplicativo "acessível" não significa que ele beneficia somente pessoas com algum tipo de deficiência. "O conceito de acessibilidade não se aplica somente a eliminar barreiras para que pessoas com deficiência participem de forma autônoma de atividades cotidianas. Engloba também facilitar o uso de aplicações por pessoas com alguma limitação temporária, tais como: manusear smartphone com um bebê no colo, segurar compras enquanto conversa via chat, conversar num bar com música muito alta, usar o celular com um dos braços quebrado ou mobilidade reduzida devido à gravidez", afirma Carla.

Leia mais

Concurso abre inscrições para apps que promovam igualdade de gênero nas escolas

“O Beijo”, de Klimt, disponível em 3D para deficientes visuais

O desenvolvimento da tecnologia em si já tem ajudado na inclusão de pessoas com deficiência. "Através da disponibilidade e uso de recursos como tecnologias assistivas que permitem maior independência e autonomia à pessoa com deficiência. Alguns desses recursos são os assistentes pessoais e os próprios leitores de tela que, juntamente com as configurações específicas de acessibilidade dos smartphones, são atualizados constantemente para trazer cada vez mais benefícios para essas pessoas", completa a pesquisadora.

Equipe de pesquisa CIn/UFPE e SIDI, que trabalhou na criação do Guia para o Desenvolvimento de Aplicações Móveis Acessíveis. Foto: Divulgação

O levantamento do CIn-UFPE/SIDI já recebeu reconhecimento em vários artigos internacionais, com classificação “A” pela CAPES na área de Computação, como o ASSETS e o MobileHCI. O conhecimento acumulado na pesquisa ainda permitiu que parte da equipe participasse na organização e avaliação de aplicativos de acessibilidade nas 3 edições do concurso anual promovido pela UIT (União Internacional de Telecomunicações).

"Tanto este evento quanto nossa pesquisa possuem como foco principal o desenvolvimento de soluções inovadoras e criativas para beneficiar pessoas com deficiência, trazendo mais inserção e interação social, conforto e qualidade de vida à rotina diária dessas pessoas, através de tecnologias móveis. O objetivo principal de aplicativos inclusivos é que sejam facilmente utilizados por todos", acredita Carla.