HP faz recall de baterias de computador por risco de incêndio

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 05/01/2018 às 8:24
HP/Divulgação
HP/Divulgação FOTO: HP/Divulgação

A empresa americana de informática HP anunciou o recall mundial das baterias de íon de lítio usadas em alguns modelos de computadores, pois representam risco de sobrecarga e incêndio. "Essas baterias são suscetíveis de sobrecarregar e expõem os clientes a um risco de incêndio e de queimaduras", publicou a empresa em seu site.

"As baterias afetadas por este programa vêm nos computadores portáteis HP Probook 64x (G2 e G3), HP Probook 65x (G2 e G3), HP x360 310 G2, HP ENVY m6, HP Pavilion x360, HP 11 e as estações de trabalho móveis HP ZBook (17 G3, 17 G4 e Studio G3), vendidas no mundo entre dezembro de 2015 e dezembro de 2017", detalhou a empresa.

Algumas das baterias para retirar foram vendidas como acessórios ou peças de reposição através da HP ou de fornecedores autorizados. A HP disse que está notificando os clientes e substituirá as baterias gratuitamente.

Ao mesmo tempo, a empresa sediada nos Estados Unidos recomendou aos usuários usar os computadores unicamente em "modo de segurança" e conectá-los diretamente às tomadas elétricas, ao invés de usar as baterias.

A HP é a divisão de consumo criada pela divisão em 2015 da Hewlett-Packard, que gerou uma unidade de serviços empresariais separada denominada Hewlett-Packard Enterprise.