Apple oferece desconto na troca da bateria como compensação por reduzir a performance de iPhones

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 29/12/2017 às 13:05
Loja da Apple na China. Foto: AFP / JOHANNES EISELE
Loja da Apple na China. Foto: AFP / JOHANNES EISELE FOTO: Loja da Apple na China. Foto: AFP / JOHANNES EISELE

Bombardeada com críticas (e processos) por desacelerar intencionalmente antigos modelos de iPhone, a Apple reconheceu seu erro num comunicado oficial e pediu desculpas aos usuários. Mais: a empresa afirmou que vai oferecer US$ 50 de desconto na troca da bateria de modelos iPhone 6 (ou superiores) que estejam apresentando os primeiros sintomas de desgaste no componente.

Na última semana, vários perceberam que seu iPhone fica cada vez mais lento - problema confirmado em alguns testes realizados pela imprensa especializada. A empresa admitiu que desacelerava voluntariamente as capacidades do telefone a fim de "prolongar sua vida", e foi duramente criticada por isso.

"Nós ouvimos comentários de nossos clientes sobre a maneira como lidamos com o desempenho dos iPhones com baterias mais antigas e como comunicamos esse processo. Sabemos que alguns de vocês sentem que a Apple os desapontou. Nós pedimos desculpas", abre o comunicado oficial publicado nesta quinta-feira (28).

Em relação às acusações de estar praticando a chamada "obsolescência programada" - quando uma empresa coloca uma "data de validade" num eletrônico, forçando o consumidor a comprar um novo depois de um curto espaço de tempo - a Apple afirma que "nunca fez nada para encurtar intencionalmente a vida de qualquer produto da Apple, ou degradar a experiência do usuário para impulsionar as atualizações dos clientes".

Leia mais

iPhone X chega ao Brasil, mas interesse é pequeno

iPhone 8 e 8 plus têm estreia ‘morna’ no Brasil

Sobre a atualização que deixou os iPhones antigos mais lentos, a empresa reafirmou o que já tinha explicado quando questionada na semana passada: "no iOS 10.2.1, entregamos uma atualização de software que melhora o gerenciamento de energia durante o pico de carga de trabalho para evitar desligamentos inesperados no iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPhone 6s, iPhone 6s Plus e iPhone SE. Com a atualização, o iOS gerencia dinamicamente o desempenho máximo de alguns componentes do sistema quando necessário para evitar um desligamento. Embora essas mudanças possam passar despercebidas, em alguns casos, os usuários podem ter tempos de lançamento mais longos para aplicativos e outras reduções no desempenho".

DESCONTO

Usuários que se sentiram lesados poderão ter uma compensação da Apple, na forma de um desconto na troca da bateria. A empresa está reduzindo o preço de uma substituição da bateria de iPhones que estão fora de garantia em US$ 50 - de US $ 79 para US $ 29 - para qualquer pessoa com um iPhone 6 ou posterior, cuja bateria precisa ser substituída.

O programa de trocas começará no final de janeiro, e estará disponível em todo o mundo até dezembro de 2018. Também no início de 2018, a Apple irá lançar uma atualização do iOS com novos recursos que proporcionam aos usuários uma maior visibilidade sobre a integridade da bateria do iPhone, para que possam ver por si mesmos se sua condição está afetando o desempenho.