Apple reduz a performance de iPhones com baterias antigas

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 21/12/2017 às 10:07
 Foto: Spencer Platt/Getty Images/AFP
Foto: Spencer Platt/Getty Images/AFP FOTO: Foto: Spencer Platt/Getty Images/AFP

Usuários de modelos mais antigos do iPhone: vocês já perceberam que o aparelho fica mais lento a cada atualização do iOS? Você poderia imaginar que as novas versões dos aplicativos estão muito pesadas para o seu hardware mais velho - mas talvez não seja só isso. A Apple confirmou que vem, deliberadamente, reduzindo o desempenho dos smartphones com modelos antigos de bateria.

De acordo com o pessoal do The Verge, as primeiras suspeitas surgiram no Reddit, quando usuários perceberam que aparelhos diferentes, que receberam a mesma atualização no sistema operacional, passaram a ter desempenhos bem divergentes. Mas ao trocarem as baterias dos smartphones (no caso, um iPhone 6S e um iPhone 7) por baterias novas, desempenho e as velocidades de clock da CPU voltaram ao normal.

Leia mais

Apple anuncia que comprará Shazam, líder em reconhecimento musical

Apple Support – Empresa lança canal oficial no Youtube com dicas

Para especialistas, a isso confirma que a Apple pratica a chamada "obsolescência programada", ou seja, reduz a performance de aparelhos antigos para que o usuário ache que deva trocar de smartphone e comprar um novo - quando na verdade poderia trocar apenas de bateria. O The Verge entrou em contato com a empresa e eles deram outra versão:

"Nosso objetivo é oferecer a melhor experiência para os clientes, que inclui o desempenho geral e o prolongamento da vida de seus dispositivos. As baterias de íon de lítio tornam-se menos capazes de fornecer demandas de corrente de pico quando em condições de frio, com baixa carga da bateria ou à medida que envelhecem ao longo do tempo, o que pode resultar no desligamento inesperado do dispositivo para proteger seus componentes eletrônicos", afirma o comunicado oficial da Apple.

Ou seja, a empresa estaria reduzindo o desempenho dos aparelhos para aumentar a vida útil da bateria. "No ano passado, lançamos um recurso para o iPhone 6, iPhone 6s e iPhone SE para suavizar os picos instantâneos somente quando necessário para evitar que o dispositivo se desligue inesperadamente durante essas condições. Agora ampliamos esse recurso para o iPhone 7 com o iOS 11.2 e planejamos adicionar suporte para outros produtos no futuro", completa a nota oficial.