Lasanha Colgate, Pepsi transparente e fracassos dignos de um museu

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 17/12/2017 às 13:04
Museum of Failure. AFP PHOTO / Robyn Beck
Museum of Failure. AFP PHOTO / Robyn Beck FOTO: Museum of Failure. AFP PHOTO / Robyn Beck

Você comeria um pedaço de lasanha Colgate? Muito provavelmente não. Portanto, não é de surpreender que a linha de alimentos congelados da marca de higiene bucal esteja agora no menu do Museu do Fracasso.

A exposição fez sua estreia na Suécia em junho e desde a semana passada está em Los Angeles. Dispõe de mais de 100 itens, que vão desde modelos de escala do Titanic e do DeLorean, o carro de "De volta para o Futuro", a uma máscara elétrica que supostamente rejuvenesce e foi promovida pela atriz Linda Evans, da famosa série dos anos noventa "Dinastia".

Além disso, tem uma seção especial dedicada às ideias de Donald Trump, que Samuel West, diretor e curador do museu, chamou de "o santuário do presidente americano". Dentro dessa vitrine há o "Trump: The Game", um jogo de tabuleiro em cuja caixa vermelha com o rosto de um jovem Trump lê-se: "Estou de volta e você está despedido".

Também há uma garrafa de vodka Trump, um livro de sua suposta universidade - que teve problemas com a justiça - e um boné vermelho com o lema de sua campanha "Make America Great Again".

Parte especial do Museu dedicada ao presidente Donald Trump. AFP PHOTO / Robyn Beck

"Ele é um homem que construiu sua imagem de homem de negócios de sucesso, é sua marca registrada. Mas se você olha suas iniciativas nos negócios, vê uma série de desventuras, uma falha após a outra", diz West, para quem o boné é uma premonição do revés que será o governo do magnata republicano, que completa seu primeiro ano em janeiro.

- "Cansado de histórias de sucesso" -

Também fazem parte da coleção o óculos do Google, bem como um modelo da Nike que exigia que o usuário colocasse ímãs em sua pele; a Coca Cola BlaK - um refrigerante à base de café - e a Crystal Pepsi, transparente. Além disso, há uma boneca esfarrapada, com olhos melancólicos e a mão estendida como se estivesse pedindo esmola: chama-se "Little Miss No Name", "senhorita sem nome".

Está exposto o Edsel, um modelo da década de 1950 da Ford, bem como uma boneca sexual de aluguel - a empresa chinesa que a alugava assegurava que o objeto era lavada após cada uso. Os visitantes podem escrever seus próprios fracassos em uma parede - ou "confessionário" - onde  é possível ler várias vezes: "Votei em Trump".

Samuel West, curador do Museu do Fracasso. AFP PHOTO / Robyn Beck

Embora a lasanha da Colgate esteja exposta, é uma réplica porque, como West explicou à AFP, a empresa nunca aceitou entregar um pacote. Em qualquer caso e, embora possa arrancar risadas, também é cercada por mensagens na parede que se resumem numa única ideia: não há nada de errado em falhar.

"Para o progresso tecnológico, muitas falhas são necessárias ao longo do caminho. O mesmo vale para a inovação social: como indivíduos, também fracassamos, e deveríamos aceitar isso", afirma West, que teve a ideia de seu museu porque "estava cansado das histórias de sucesso".

Galeria de fotos

Ford modelo Edsel 1965. AFP PHOTO / Robyn Beck - Ford modelo Edsel 1965. AFP PHOTO / Robyn Beck
Um pacote de doces chamado "Lifesavers Holes" (buracos de salva-vidas). AFP PHOTO / Robyn Beck - Um pacote de doces chamado "Lifesavers Holes" (buracos de salva-vidas). AFP PHOTO / Robyn Beck
A infame Power Glove, da Nintendo (1989). AFP PHOTO / Robyn Beck - A infame Power Glove, da Nintendo (1989). AFP PHOTO / Robyn Beck
Lasanha congelada da Colgate. AFP PHOTO / Robyn Beck - Lasanha congelada da Colgate. AFP PHOTO / Robyn Beck
Uma caixa de ceral OJ, da Kellogg's. AFP PHOTO / Robyn Beck - Uma caixa de ceral OJ, da Kellogg's. AFP PHOTO / Robyn Beck
Todos os sabores de Oreo que foram lançados e descontinuados. AFP PHOTO / Robyn Beck - Todos os sabores de Oreo que foram lançados e descontinuados. AFP PHOTO / Robyn Beck
O Monoski. AFP PHOTO / Robyn Beck - O Monoski. AFP PHOTO / Robyn Beck
O Audio Technica Sound Burger, um toca-discos portátil. AFP PHOTO / Robyn Beck - O Audio Technica Sound Burger, um toca-discos portátil. AFP PHOTO / Robyn Beck
O computador francês Minitel, precursor da internet. AFP PHOTO / Robyn Beck - O computador francês Minitel, precursor da internet. AFP PHOTO / Robyn Beck
A Bic "feminina". AFP PHOTO / Robyn Beck - A Bic "feminina". AFP PHOTO / Robyn Beck

- Impacto com o fracasso -

A coleção, que estará em Los Angeles até janeiro, antes de ir para outras cidades dos Estados Unidos, junta-se a outros curiosos "museus" da cidade: de relacionamentos que acabaram, de coelhos, da morte e até um do veludo.

West não tem patrocinadores - "as empresas não querem ser associadas a um museu sobre o fracasso" - mas todas as semanas ele recebe pacotes de doações para sua coleção. Uma vez lhe enviaram um saco de batatas fritas sabor café cappuccino. E um dia após inaugurar em Los Angeles, o museu recebeu uma sofisticada e cara máquina (avaliada em US$ 700) para espremer sucos que acabar de chegar ao mercado, talvez um mau sinal para a empresa que o criou.

Hoje, sua coleção é composta 40% por doações e 60% por objetos adquiridos por ele. "É uma ideia incomum", opina Chris Whitehead, que trabalha com informática e visitou o museu naquele dia. Na parede, confessou que fracassou seis vezes na prova para tirar a habilitação de motorista.

"Acredito que a lição é que, mesmo que você fracasse, pode causar um efeito de qualquer maneira".