[REC'n'Play] - Hackathons movimentam o fim de semana no Bairro do Recife

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 01/12/2017 às 15:00
Foto: AFP
Foto: AFP FOTO: Foto: AFP

Nem só de palestras, mesas-redondas e workshops é feito o festival REC'n'Play - que começou ontem (30) e vai até domingo (03). Programadores podem aproveitar o fim de semana e participar de um dos hackathons que estarão rolando em diferentes partes do Bairro do Recife.

Para os mais engajados socialmente, a Prefeitura do Recife e a Empresa Municipal de Informática (Emprel) estão promovendo a quinta edição do Hacker Cidadão. Este ano, a maratona de programação teve desafios lançados pela Secretaria da Mulher e pela pasta de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente.

A ideia é utilizar os dados do Portal de Dados Abertos da Prefeitura do Recife para criar soluções para a cidade. Abordando o tema Espaço Urbano Seguro para as Mulheres, a Secretaria da Mulher propõe que os participantes desenvolvam soluções inovadoras para promover espaços seguros nas cidades para as recifenses. Mudanças climáticas é o desafio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente.

Leia mais

Computação cognitiva e inteligência artificial a serviço do frevo

Gratuito, festival REC’n’Play começa nesta quinta (30). Confira a programação

A competição acontecerá durante o REC´n´Play, no Porto Mídia, na rua do Apolo 181, Recife Antigo. A abertura do evento será às 18h desta sexta-feira, 1 de dezembro.

Fim da maquininha?

Sua pegada é de negócios? Quer desenvolver um aplicativo disruptivo no setor de compras e cartões? Então o Hackathon Recife da Cielo é mais a sua pegada.

A empresa irá lançar desafios de negócios para os participantes trabalharem em cima e trazerem ideias de inovação para a Cielo Lio (V2), maquininha da Cielo que possui plataforma aberta Android para clientes e desenvolvedores. Serão em cinco frentes: Transporte e Logística; Empreendedorismo; Hotelaria; Faculdades e Escolas e Economia Criativa (Cinema, Teatro, TV por assinatura).

Nesta sexta, os participantes deverão retirar os kits pelos times de desenvolvedores e acompanhar a palestra de abertura, às 19h. Dias 02 e 03, acontece a maratona de desenvolvimento e os desafios propriamente ditos, das 7h às 00h. Serão doze times de no máximo cinco integrantes que participarão de uma maratona de 50h para desenvolver aplicativos em Android para a loja de aplicativos CIELO e sua maquineta LIO.

Os apps devem ser minimamente funcionais, estar alinhados a uma das cinco áreas de interesse, e por fim rodar na loja de aplicativo LIO e serem disponibilizados para download.  A premiação será em dinheiro, brindes e cursos, além da oportunidade colocar a sua ideia de pé.