"Tecnologia não tem moral. Nós que damos a ela um propósito", afirma Silvio Meira no programa 20 Minutos

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 25/11/2017 às 12:16
FOTO: JOSICARLOS SANTANA
FOTO: JOSICARLOS SANTANA FOTO: FOTO: JOSICARLOS SANTANA

"Tecnologia e Poder" é o tema do programa 20 Minutos, da TV Jornal, com o cientista político Antônio Lavareda, neste sábado, a partir da 19h15. E em se tratando de Tecnologia, o convidado não poderia ser outro senão o engenheiro e professor Silvio Meira, um dos fundadores do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR) e presidente do conselho do Porto Digital.

Questionado sobre como a tecnologia pode ajudar no processo democrático, Silvio falou que as ferramentas e soluções tecnológicas devem ser usadas para auxiliar as relações humanas. "Tecnologia não tem moral nem caráter. Nós, humanos, damos à tecnologia o propósito que bem entendermos", afirma o engenheiro.

Sobre o poder das redes sociais, Meira explica que nunca as pessoas escreveram tanto e foram tão lidas, ao sair do "impresso, um recurso escasso, para as redes". "Ao mesmo tempo, nunca se disse, em público, tanta coisa que não tem sustentação. Perdeu-se a curadoria do que é publicado", acredita.

O machismo na indústria tecnológica também foi abordado na entrevista, bem como uma possível solução: mais incentivo na base da educação. "Devemos começar cedo a estimular garotas a estudar assuntos de exatas. No Centro de Informática da UFPE, uma das melhores formações do Brasil, só 10% das alunas são meninas. O CESAR só contrata 10% de meninas programadoras, na mesma proporção. Porém, entre as gerentes, 50% são mulheres no CESAR, sempre competência própria. O espaço no mercado existe, mas tem que incentivar na base", completa.