Google e Facebook se unem à imprensa no 'Trust Project'

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 17/11/2017 às 8:32
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay FOTO: Foto: Pixabay

Google, Facebook e outras empresas de tecnologia se uniram a organizações de imprensa, numa iniciativa destinada a identificar novas fontes "confiáveis", no mais recente esforço para combater a desinformação digital.

Microsoft e Twitter também concordaram em participar do "Trust Project", com cerca de 75 organizações de mídia para validar reportagens que atendem a padrões de ética e transparência.

"No mundo digital e de redes sociais atual, é mais difícil do que nunca dizer o que são matérias precisas, publicidade ou mesmo informações falsas", disse a líder do projeto, Sally Lehrma, do Markkula Center para Ética Aplicada da Universidade Santa Clara. "Um público cada vez mais cético quer saber a experiência, a empresa e a ética que estão por trás de uma notícia".

Leia mais

Facebook estreia manual contra as “fake news”

Wikipedia desafia notícias falsas com Wikitribune

Cada plataforma online vai desenvolver "indicadores de confiança" para ajudar os leitores a "acessar se as notícias vêm de uma fonte confiável na qual podem se apoiar", acrescentou Lehrman. As empresas de mídia participantes incluem o Washington Post, Mic e o Independent Journal Review, dos Estados Unidos, a The Economist e o Trinity Mirror, que inclui os jornais Mirror na Grã-Bretanha.

Participantes concordaram que práticas fundamentais incluem a transparência sobre o financiamento e a explicação da missão da organização, detalhes sobre os jornalistas por trás das matérias, indicação de artigos opinativos e factuais e referências sobre como a matéria foi realizada.

"Consumidores de notícias precisam de um meio para dizer às empresas de mídia o que esperamos deles, os tipos de notícias com as quais podemos contar e pelas quais vamos pagar", disse Craig Newmark, fundador do craigslist, cujo fundo filantrópico foi um apoiador pioneiro da iniciativa. Também financiaram a Google, a John S. and James L. Knight Foundation, o Democracy Fund e a Markkula Foundation.

- 'Jornalismo autoritário' -

Google, Twitter e Facebook foram muito criticados por ter permitido a disseminação de notícias falsas - algumas delas direcionadas da Rússia - antes das eleições americanas de 2016 e em outros países.

O vice-presidente para Notícias da Google, Richard Gingras, disse que critérios ainda não determinados vão ajudar a empresa a "entender melhor o jornalismo autoritário e nos ajudar a posicioná-lo melhor para os consumidores".

Alex Hardiman, diretor de produtos de imprensa no Facebook, disse que a iniciativa é um "ótimo próximo passo nos nossos esforços contínuos sobretudo para melhorar o entendimento das pessoas sobre as fontes e a confiança em notícias na nossa plataforma".

Greg Sterling, editor do blog Search Engine Land, disse que a iniciativa é boa, mas pode ser "complexa demais para alcançar seu objetivo final".