Facebook Creator - Rede social quer ajudar os criadores de conteúdo

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 17/11/2017 às 15:13
Facebook for Creators FOTO:

Cada vez mais o Facebook quer privilegiar conteúdo criado exclusivamente para a plataforma. A queda no alcance das postagens que levam para links fora da rede social é uma prova disso. Tio Mark quer você lendo textos e vendo vídeos sem sair da sua aplicação, e por isso está dando uma mãozinha para os criadores de conteúdo.

A empresa lançou o Facebook for Creators, um portal que dará acesso antecipado a novas ferramentas e recursos, além de um aplicativo que pode ajudar na produção de material para a rede social. "Entendemos que os criadores de conteúdo têm necessidades específicas e estamos empenhados em ajudá-los na jornada de produção de conteúdo à medida que crescem e encontram sua comunidade", explica o gerente de produto do Facebook, Chris Hatfield, numa postagem no blog da empresa.

App Facebook Creator

O aplicativo Facebook Creator conta com ferramentas que auxiliam o criador de conteúdo a se conectar melhor com seu público - e mostrar online um trabalho com acabamento mais profissional. O Live Creative Kit, por exemplo, permite adicionar introduções como aberturas ou encerramento em transmissões ao vivo, e personalizar stickers para o Live. Outros efeitos e molduras podem ser criados e publicados também para o Stories através do app.

A administração das fanpages também foi facilitada. Com o Community Tab o administrador tem uma caixa de entrada unificada para Facebook, Instagram e Messenger. As métricas de visita e análises sobre sua Página, vídeos e fãs ficam na aba Insights, que poderá nortear suas estratégias de criação de conteúdo

"Estamos lançando o aplicativo do Facebook Creator globalmente no iOS, e lançaremos para usuários do Android nos próximos meses. O aplicativo está aberto a pessoas com Páginas ou Perfis, e você pode baixá-lo na loja de aplicativos da Apple. Vamos reunir os comentários e iterar no aplicativo para criar a melhor experiência para os criadores de conteúdo", conta Hatfield.

Novo portal

A plataforma Facebook for Creators é uma extensão do app, que ensinará a habilidades e técnicas para destacar o seu conteúdo, reunirá respostas para dúvidas comuns entre criadores e dará acesso antecipado a novos recursos e ferramentas. O portal já está no ar e aberto para inscrições.

"Estamos ansiosos para ver como os criadores de conteúdo usam essas ferramentas para compartilhar vídeos, interagir com seus seguidores e expandir sua comunidade no Facebook", completa o executivo.